O que são as classes de proteção IP e para que servem?
Muitas vezes quando adquirimos equipamentos eletrónicos como smartphones, smartbands ou até mesmo candeeiros verificamos que nas suas especificações costuma existir uma certificação IP. Esta certificação é definida pela norma IEC 60529 e serve para classificar o grau de proteção dos produtos eletrónicos contra contra fatores adversos como pó ou contato com a água.
Qual o formato das classes de proteção IP?
As classes de proteção IP têm o formato IP (Número 1) (Número 2) (Número 3- opcional). Um exemplo de uma classe de proteção IP é a classe IP 68 ou IP 67.
O primeiro número da certificação IP indica o seu grau de proteção contra objetos sólidos, já o segundo número indica o seu grau de proteção contra líquidos. O terceiro número, muito raro de se ver, indica o nível de proteção contra impactos.
Por vezes as classes de proteção IP por vezes têm na numeração um X que significa que não é especificado. Esta situação é frequente em equipamentos de baixa qualidade.
Tabela de Classes IP
Na tabela acima está indicado o significado de cada grau de proteção. Na primeira coluna indica o significado do primeiro número e na segunda coluna o significado do segundo número.
No caso da popular certificação IP 68, agora muito popular nos smartphones, podemos verificar que se trata de um equipamento totalmente resistente ao pó (6) e totalmente à prova de água (9).
A certificação IP 67 que era muito utilizada nos primeiros smartphoes "à prova de água" apenas confere ao equipamento resistência total ao pó (6) e proteção contra água durante 30 minutos a uma profundidade de 1 metro (7).
Sem comentários