Windows 10 lento a arrancar? Torne o arranque mais rápido com estas dicas!
O Windows 10 é um sistema operativo bastante bem conseguido a nível de transparência, conseguindo correr e desempenhar diversas funções em background, sem que o utilizador se aperceba da utilização das mesmas.
No entanto, isso nem sempre é bom, e muitas vezes, o próprio sistema operativo acaba por correr vários serviços e processos desnecessários em simultâneo. Por essa razão, aqui estão algumas dicas para acelerar o arranque do Windows 10.
1. Ative o Arranque Rápido
Normalmente, esta definição vem ativada por defeito no sistema, no entanto, existem casos em que a mesma é desativada automaticamente (por motivos desconhecidos).
Para fazer essa verificação, basta procurar por CMD no menu Iniciar e abri-lo com privilégios de administrador (clicando no botão direito do rato). Após isso, basta digitar o comando "powercfg -hibernate on" sem aspas, e premir a tecla ENTER.
Após isso, basta ir ao Painel de Controlo > Hardware e Som > Opções de Energia > Escolher o que faz o botão para ligar/desligar (coluna do lado direito). Caso essa opção não esta ativa, recomendamos fazê-lo, clicando em "Alterar Definições que estão atualmente disponíveis" e selecioná-la guardando todas as alterações.
2. Remover programas do arranque
Geralmente, este é o problema nomeadamente para as pessoas que têm muitos programas instalados no PC que iniciam em conjunto com o Windows tornando-o mais lento a arrancar.
Recomendamos desativar apenas os programas que não utiliza tanto (eles irão funcionar na mesma quando precisar de os abrir) e outros. Caso sinta que o seu computador sofreu modificações das quais necessitava, recomendamos reativá-los no arranque.
Para desativar os programas do arranque, procure por "Gestor de Tarefas" no menu Iniciar, clique na aba "Arranque" e de seguida, clique em cima de cada programa e clique no botão "Desativar".
3. Adquira um SSD
Caso o seu computador venha equipado com um HDD, recomendamos o upgrade para um SSD. Este tipo de disco é muito mais rápido e tem velocidades muito superiores aos HDDs e a diferença no arranque é muito grande.
Por norma, os SSD são mais caros do que os HDD mas o investimento vai valer a pena em vários aspetos.
Caso nenhuma destas dicas funcione, estipule a hipótese de existirem pragas ou vírus no seu computador. Para proceder à sua limpeza, veja este post.
Sem comentários