Porque é que os procesadores Snapdragon são "melhores" do que os MediaTek?
A guerra entre Snapdragon vs. MediaTek é muito fomentada, especialmente quando se pensa em comprar um smartphone a um baixo custo.
De um modo geral, as pessoas dão mais relevância aos Snapdragon, da Qualcomm do que aos SoCs MediaTek. No entanto, acontece que muitas pessoas não percebem as diferenças entre eles e porque é que uns são melhores do que os outros.
O que é que os Snapdragon têm a mais do que os MediaTek?
Antes de mais, convém separar as coisas. Tudo depende dos processadores de que falamos. Se compararmos um MediaTek de gama alta com um Snapdragon de gama baixa, teremos melhores resultados nos MediaTek, como é óbvio.
A Snapdragon preocupa-se com a eficiência. A MediaTek preocupa-se com o poder bruto!
Esta afirmação é verdadeira. Basta irmos pelos números. Enquanto que a MediaTek fabrica processadores deca-core, a Snapdragon produz processadores de até oito núcleos, octa-core.
A nível de poder bruto, teremos os núcleos MediaTek a serem mais poderosos do que os Snapdragon, mas eis que chegam os "efeitos colaterais".
Um processador com mais núcleos, permite a execução de uma maior panóplia de tarefas em simultâneo. Neste quesito, os MediaTek levam vantagem.
O que faz os Snapdragon serem "melhores" se os MediaTek têm mais núcleos? Há que relembrar, que quantidade não é qualidade. Mais núcleos, significa também, mais energia gasta e um sobreaquecimento maior.
As principais queixas dos MediaTek são precisamente estas. Oferecem uma performance boa, mas consumos de energia muito grandes e algum sobreaquecimento exagerado. Com isso, a bateria do smartphone irá durar menos, uma vez que os MediaTek não estão tão otimizados para a eficiência energética. Para além disso, não estão tão otimizados a nível de drivers, o que os faz ter menos atualizações.
Para além disso, existem algumas incompatibilidades que conduzem à falta de Custom ROMs para aparelhos com MediaTek.
Para além disso, existem algumas incompatibilidades que conduzem à falta de Custom ROMs para aparelhos com MediaTek.
Isto significa que em tarefas mais pesadas - multitasking, jogos e em tarefas muito intensivas - os processadores Snapdragon conseguem gerir melhor a situação, não comprometendo a saúde do smartphone.
Quando se fala em desempenho gráfico, os SoCs Snapdragon lideram a batalha superando os MediaTek. Isto acontece porque a Qualcomm adequa a sua própria GPU nos seus processadores e a MediaTek inclui GPUs fabricadas por terceiros.
Afinal devo optar por Snapdragon ou MediaTek?
De um modo geral, os Snapdragon saem sempre em vantagem, por serem bastante equilibrados, eficientes e terem um bom desempenho.
No entanto, é errado dizer que os processadores MediaTek não são bons. Têm bom desempenho, no entanto, não são tão eficientes podendo sobreaquecer o smartphone e causar outro tipo de danos, mas cada caso é um caso.
Aliás; os MediaTek levam vantagem em relação aos Snapdragon no que diz respeito ao preço. São muito mais baratos e oferecem um excelente desempenho.
No entanto, recomendamos (sempre que possível) optar por um smartphone com Snapdragon, no entanto, existem exceções.
Caso esteja indeciso, pode sempre deixar a sua dúvida nos comentários.
Sem comentários