Facebook: aplicação para Android começa a exigir permissões de "superutilizador"
As críticas em relação à verdadeira privacidade e segurança dos dados no Facebook têm vindo a aumentar. Depois do uso indevido de dados pessoais, o Facebook está a "abusar" cada vez mais, ao solicitar privilégios de Superutilizador na App para Android.
Vários utilizadores têm publicado em diversos fóruns este "fenómeno" que tem vindo a alarmar a comunidade. Afinal, para que é que o Facebook precisa de permissões Superuser?
No XDA, um utilizador escreveu o seguinte:
Hoje, estava a navegar no Facebook quando, de repente, recebi um popup a solicitar permissões de Superutilizador.
Outros utilizadores confirmaram a situação, relatando o mesmo acontecimento.
No Twitter, também se fazem "ouvir" alguns utilizadores que relatam a mesma situação e se questionam quanto à necessidade de este tipo de coisas acontecerem. É relativamente "assustador" ver o quanto é que o Facebook se tem "apoderado" aos dados dos utilizadores.
Same here. I denied it, kept getting toast messages that access was denied, even after closing the app. What gives, @facebook? This is shady as hell!— Jasper Roos (@JasperRoos) 17 de maio de 2018
Ao que tudo indicia, tudo isto está a acontecer na versão 172.0.0.66.93 da aplicação. O Facebook já se pronunciou sobre a situação e diz que pode ser "um erro de codificação".
Caso lhe seja pedido este tipo de permissões, não ceda, e negue todas as vezes que lhe forem pedidas. Há que salvaguardar as nossas informações.
Sem comentários