7 Dicas para criar um chatbot eficaz [Patrocinado]
O
chatbot é uma das tecnologias que mais tem crescido. Recentemente, todos os
sites oferecem um chat automático no canto inferior direito. A maioria das
marcas no Facebook tem a opção de interação com um bot, enquanto as indústrias aérea
e bancária poupam fortunas em custos de centrais de chamadas, transferindo o
trabalho simples para os chatbots. Basicamente, os bots estão a crescer
rapidamente e, brevemente, estarão em todo o lugar. Por isso, devemos estar
preparados para a sua utilização e saber como aproveitá-los.
O Que é Um Chatbot?
O
chatbot moderno consiste numa solução que automatiza muitas linhas de negócio e
comunicação de uma marca. É a primeira linha de resposta para um número
crescente de empresas, e lida com as interações mais básicas, em conjunto com
uma gama sofisticada de consultas, vendas e outras transações. Os chatbots também
podem ser usados em campanhas políticas, instituições de caridade e governos,
proporcionando uma grande oportunidade de interação com o público.
Mas
o que está no outro lado do cursor? Independentemente da sua localização - website,
Skype, Messenger do Facebook ou aplicação móvel, - o chatbot é apenas um programa.
É projetado para compreender o discurso da pessoa e retribuir respostas úteis e
sensíveis. Os bots podem executar guiões simples com respostas limitadas, mas
as versões modernas recorrem ao processamento de linguagem natural para uma
melhor compreensão do idioma do utilizador.
O
chatbot pode, por exemplo, agendar consultas médicas ou facilitar a navegação
dos passageiros num aeroporto. No caso de uma loja, o chatbot pode confirmar o
stock de um artigo ou aconselhar o tamanho do vestuário numa compra eletrónica.
As marcas podem usar o chat para aconselhar produtos e partilhar ofertas. Em
todas as interações, o bot faz questões, analisa as respostas do utilizador –
escolha múltipla ou resposta aberta - e retribui a informação correta.
Pontos
Importantes:
Os chatbots são funcionais, mas também podem ser uma forma divertida de
interação entre a empresa e o cliente. Só porque um chatbot é robótico, não
significa que não pode ter personalidade.
Quão Populares São os Chatbots?
Um
chatbot no Messenger do Facebook tem uma audiência potencial superior a 1.3 bilhões
de pessoas. As informações mais recentes da rede social reportam 2 bilhões de
mensagens entre pessoas e empresas ou marcas, todos os meses. Mais de 50% dos utilizadores
preferem usar o chat para serviços de apoio ao cliente, e uma conversa escrita sobre
um produto aumenta a probabilidade da sua compra.
Os
chatbots automatizam o processo, criando um ponto de contacto permanente. Além
disso, existem outros serviços populares que podem integrar chatbots: o Skype,
com 75 milhões de utilizadores, o Twitter, que recentemente permitiu a
funcionalidade, além de aplicações móveis e websites. O chatbot pode encontrar
informações, marcar ou alterar reservas, resolver problemas ou encontrar a
pessoa certa para apoiar o utilizador.
Pontos
Importantes:
Qualquer negócio, de qualquer tipo ou tamanho, pode beneficiar de um chatbot,
fácil de criar e gerir. A plataforma SnatchBot apresenta um dos
melhores serviços e disponibiliza ferramentas de criação, relatórios
analíticos, recursos de processamento de linguagem natural, entre outros.
Os Benefícios dos Chatbots
A
revolução dos chatbots já tem alguns anos, mas graças à recente procura pela
eficácia, tornaram-se um recurso dominante. Ter um chatbot ao vivo na sua
página cria um agente de apoio ao cliente automático, que pode direcionar os
visitantes para serviços administrativos, gerir tarefas repetitivas – como
agendar consultas -, receber pedidos e encomendas, entre outros.
Em
todo o mundo, as empresas com bastantes clientes afirmam que os chatbots são
mais populares do que os serviços de apoio telefónico. Além de pouparem
dinheiro, reduzindo custos de pessoal, acrescentam recursos, tornam-se uma
parte valiosa do negócio, conectando os clientes ao serviço, produto ou
funcionário certo, de forma mais rápida. A empresa de cosméticos Sephora viu um
aumento da taxa de reservas de 11% e reduziu o processo em cinco passos, com o
seu chatbot no Facebook.
Para
as empresas focadas no marketing, o engajamento com os clientes é o ponto-chave
e os bots podem gerir um número infinito de chats. Recebem visitantes, criam
conversas personalizadas e apresentam produtos ou ofertas mais recentes, de
forma moderna e acolhedora. Além disso, fornecem informações valiosas à equipa.
A
sua empresa pode recolher bastante informação através do chatbot. Os analistas
de marketing podem usar esses dados para analisar os fluxos de conversação, a eficácia
das mensagens e determinar como aperfeiçoar o bot.
Pontos
Importantes:
Ter um chatbot dá um aspeto moderno e acessível ao seu negócio. Ignorar esta
tendência pode significar a desatualização da empresa.
Estabeleça os Seus Objetivos
Antes
de se apressar para a cloud ou para
um programador, considere de que forma o chatbot pode beneficiar o seu negócio
e os seus clientes. Pode ser positivo inspirar-se noutras empresas, mas deve
concentrar-se nas especificidades da sua marca.
Defina
as tarefas principais do bot. Descubra que processos pode corresponder para
poupar tempo. Defina os seus objetivos como uma ferramenta de vendas, se
aplicável, para saber como pode gerar lucro. Então, construa o tipo de conversa
e as interações entre as mensagens, que podem ser inspirados em scripts de
apoio ao cliente, de serviços de atendimento e outras fontes. Não tenha receio
de se inspirar nos exemplos de outros bots de qualidade.
Pontos
Importantes:
A construção do chatbot deve começar do zero e as funcionalidades devem
aumentar progressivamente. Não espere alcançar tudo de uma só vez.
Escolha as Plataformas Certas
Várias
empresas têm a sua própria página e, geralmente, uma conta Twitter ou uma
página no Facebook. As empresas maiores marcam presença na maioria das redes
sociais. Cada sítio pode ter fatores demográficos diferentes, e os visitantes
regulares do seu website têm, geralmente, um conhecimento mais aprofundado dos
seus produtos.
Pesquise
e descubra a plataforma mais valiosa para si e considere o desempenho da
competição em mercados semelhantes. Escolha a plataforma com o maior número de
interações.
Pontos
Importantes:
Os servidores de chatbots, como a plataforma SnatchBot, publicam bots em vários
destinos, entre o Messenger do Facebook, apps e redes VoIP. Opte pela operadora
mais eficaz, que beneficie o seu negócio.
Examine e Teste o Seu Chatbot
Depois
de escolher as plataformas e definir o conteúdo principal do seu bot, deve
considerar o aspeto artístico do seu chatbot. A primeira impressão é a que fica
e, por isso, a mensagem de boas-vindas e a introdução devem refletir a sua qualidade.
O tom deve ser amigável, o texto deve explicar a utilidade do bot e a mensagem
deve convencer o utilizador a entrar na conversa.
De
seguida, deve garantir que todas as saídas são consideradas. Um chatbot deve
ser rápido e útil, para o utilizador atingir o seu objetivo em poucos passos. A
conclusão também deve ser refletida, bem como a opção de redirecionamento para
um operador humano.
Assegure-se
que cada rota através do bot é sucinta, e que produz as melhores respostas.
Considere a personalidade do bot e recorra a emojis, imagens ou vídeos para
alegrar o utilizador ou celebrar o objetivo atingido. Assim, deixará uma
impressão duradoura e uma nova visita do utilizador será mais provável.
Pontos
Importantes:
“Verificar e testar, verificar e testar” é um lema militar, mas essencial para
qualquer projeto público. Por muito que planeie testar, teste novamente!
Apesar
de o script poder parecer bom no papel, deve testar o seu chatbot para
encontrar falhas ou buracos onde os utilizadores podem cair. Recorra a um
conjunto de especialistas e utilizadores casuais para examinar o chatbot de
forma aprofundada. Depois, solicite feedback sobre os aspetos pessoais e
técnicos, questione sobre a sensação de falar com o bot e assegure-se que as
opiniões são consideradas.
Publique o Chatbot & Monitorize os Dados Analíticos
Finalmente,
pode lançar o seu chatbot ao vivo e examinar os relatórios analíticos. A
plataforma SnatchBot usa o 'Chatbase' para fornecer guias sobre problemas,
e para analisar e otimizar os bots dos criadores. Um chatbot não é algo que a
empresa pode lançar e esquecer, requer atenção para garantir as necessidades do
cliente e os objetivos da empresa. Felizmente, aperfeiçoar um chatbot é rápido
e fácil e, quando a equipa aprender os ingredientes mágicos da operação, o
chatbot pode ser expandido para tarefas mais complexas.
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