7 dicas para proteger o seu router / modem de ataques
Os routers e modems são a base de todas as redes tanto a nível doméstico como empresarial e por isso devem ser protegidos tal como todos os outros equipamentos da rede. Na maior parte das redes verifica-se que o router ou modem não se encontra protegido ficando assim vulnerável a ataques e a "visitas indesejadas"
Abaixo seguem-se algumas dicas muito importantes que irão aumentar a segurança do seu router e, consequentemente, de toda a tua rede doméstica ou empresarial!
1º Atualizar o firmware do router / modem
Apesar de ser uma tarefa muito simples, a maioria das pessoas esquece-se de manter o firmware do router atualizado. Este simples esquecimento está a tornar o teu router vulnerável pelo que deve atualizar o seu firmware o mais depressa possível.
Se tens um router antigo provavelmente já não recebes atualizações de firmware há muito tempo por isso sugerimos que substituas o teu router por um mais recente que consequentemente será mais seguro e terá melhor desempenho.
Caso o teu router ou modem seja o fornecido pela tua operadora, deverás contactá-la e solicitar que atualizem o firmware do teu equipamento.
2º Alterar a password por omissão
Escolhe uma password segura para aceder ao router. Lembra-te que quanto mais curta ela for menos tempo demora a ser decifrada. Procura utilizar uma password com pelo menos 8 caracteres, letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.. Deves ainda alterar a tua password. no mínimo, de 6 em 6 meses.
» Technicolor 789 vAC em ADSL, vale a pena?
Tem cuidado com a password da rede WiFi, procura usar também uma password segura bem como utilizar encriptação WPA2-PSK que é atualmente a mais segura e difícil de decifrar.
3º Uma rede para ti e outra para os convidados
Os routers mais modernos já permitem a criação de duas redes: uma para ti e outra para os teus convidados. Estas duas redes são totalmente distintas pois usam diferentes gamas de IP's. Isto quer dizer que um equipamento que está ligado à tua rede de convidados não conseguirá aceder à página de configuração do router.
4º Cuidado com as "visitas indesejadas"
Toma atenção aos equipamentos que estão ligados ao teu router. Se possível utiliza a filtragem por MAC Adress para evitar que equipamentos indesejados se liguem à tua rede.
Se tiveres possibilidade desativa o Broadast SSID, isto irá aumentar a segurança do teu router e da tua rede visto que ela deixará de estar visível via WiFi.
5º Muda o IP do teu router
Geralmente os endereços IP dos routers são 192.168.0.1; 192.168.1.1 ou 192.168.1.100. Procura utilizar um IP menos conhecido como 192.168.1.33, assim será mais difícil de acederem à sua página de configuração do router.
6º Liga o Firewall do teu router
A maioria dos router já conta com uma Firewall. Certifica-te de que a ativas pois esta está a dar-te mais uma "camada" de segurança.
» Melhora a tua rede WiFi
7º Observa os logs do teu router
Todos os routers criam logs onde podemos ver todas as ações que foram realizadas no router. Caso detetes alguma anomalia trata de descobrir de que se trata. Caso seja necessário faz um reset ao teu router para evitares surpresas menos agradáveis.
Sem comentários