Novidades

Facebook - Será possível "desistir" de uma plataforma que facilita as nossas vidas?

O Facebook é a rede social mais utilizada em todo o mundo contando com mais de 2,6 mil milhões de utilizadores. A famosa rede social fundada por Mark Zuckerberg, no ano de 2004 e está dividida numa panóplia de opiniões: uns dizem que é perigosa, outros dizem que facilita a nossa vida, na medida quem que podemos conversar com outros pessoas, socializar, ou estar em contacto com os nossos amigos e familiares.

O Facebook não deve ser utilizado! Não existe privacidade.


Esta opinião é bastante válida, mas ao mesmo tempo, é frustrante. Ninguém tem privacidade na Internet! O Facebook também é assim!

A privacidade na Internet é algo muito difícil de se conseguir. Existem sempre vestígios sobre o que pesquisamos, a nossa localização (caso não seja exata, pode muito bem ser uma localização aproximada, detetada através do seu ISP) e como diz a famosa frase  corrente: 

O que chega à Internet, nunca mais sai!
Esta frase é uma verdade absoluta! Quando falamos em redes sociais, elas armazenam todos os dados que lhes fornecemos, direta ou indiretamente e não adianta apagá-los! Os teus dados vão estar sempre lá, apesar  de não estarem abertos ao público (esperamos nós)!


Na Internet não há privacidade! Somos rastreados a todo o momento. Se estás a ler este ou qualquer outro artigo na Internet, sabe-se perfeitamente o que fazes, a tua localização aproximada, o tempo que ficas numa determinada página, como chegaste à pagina, e outras tantas informações!

Portanto isto não é uma desculpa válida! Em nenhum lugar da Internet existe total privacidade dos dados. Portanto, teríamos de deixar de usar a Internet para que isso acontecesse.

É "possível" viver sem o Facebook no dia-a-dia? Uma plataforma que consegue juntar a informação?

Uma das vantagens do Facebook é a possibilidade de concentrarmos no nosso feed, os assuntos sobre os quais nos pretendemos manter atualizados.

Para além disso, é uma ferramenta muito útil para produtos de conteúdo, como nós. Cerca de 40% do nosso tráfego, é proveniente do Facebook. Porquê?

O Facebook é uma plataforma bastante versátil na qual temos a possibilidade de estar informados (ou 'desinformados' muitas das vezes) de forma rápida. Para além disso, é possível trocar comentários e diferentes pontos de vista com outros utilizadores, por exemplo, em grupos!

Como se ainda não chegasse, é possível trocar mensagens e conversar com os nossos amigos ou familiares seja por videochamada ou apenas por chamadas de voz. 

A informação chega-nos facilmente, e muitas das vezes encontra-se à distância de um clique. Para além disso, quase toda a gente tem Facebook e é uma forma mais simples de chegar às pessoas.

É possível desistir do Facebook? Na verdade é, mas não se tornaria prático para quem já usa a rede social diariamente, na minha opinião! Enquanto que no Facebook temos um acesso rápido aos nossos temas de interesse, as outras redes sociais não o facilitam tanto (para além de que as restantes redes sociais mais utilizadas são propriedade do Facebook).


Sem ele, teríamos de usar diferentes redes sociais, visitar site por site ou então usar os métodos tradicionais de informação/contacto: jornais, SMSs "normais", cartas, televisão. 

Nas redes sociais, em geral, há vantagens e desvantagens. Não existem exceções: não há nenhuma rede social perfeita, totalmente anónima e "santa". Nem nas redes sociais, nem na própria Internet no geral.

Para quem "vive" sem o Facebook e não sente falta dele; perfeito! Significa que não há razões para o usar e que não o considera assim tão importante: algo que eu respeito! Ninguém é obrigado a abrir uma conta no Facebook, apesar de parecer moda fazê-lo!

Qual é a tua opinião em relação ao Facebook?

Sem comentários