Qual é o browser mais rápido para Windows? - Abril de 2018
Os browsers estão em constante evolução e a cada nova versão são implementadas diversas melhorias pelo que é difícil afirmar que um determinado browser é o mais rápido., basta sair uma nova versão do concorrente. Um exemplo disso é a velha disputa entre o Chrome e o Firefox em que na versão Quantum o Firefox foi mais rápido que o Chrome mas, na mais recente atualização do Chrome, deixou de o ser.
Hoje realizámos um teste bastante completo na plataforma BASE MARK 3.0 que analisa individualmente cada browser e os resultados foram surpreendentes. O Opera foi o browser que teve melhor desempenho!
Condições em que foram realizados os testes
Os testes foram efetuados na mesma máquina e com a mesma ligação à Internet. Abaixo seguem-se as caraterísticas da máquina:
- Intel Core i7 5500U
- 8 GB de RAM (DDR3L)
- Nvidia Geforce 940M
- Windows 10 Pro (c/ Spring Creators Update)
- 240 GB SSD (WD Blue)
- Plano de energia "Elevado Desempenho"
O que este teste avalia?
O BASE MARK Web 3.0 é um teste completo que avalia a performance do browser, as áreas avaliadas por este teste são:
- Desempenho geral;
- Capacidades CSS
- Capacidades HTML5
- Capacidade de abertura de páginas
- Capacidade de redimensionamento
1º. Opera
Por incrível que parece o Opera é o browser que obteve melhor desempenho nos nossos testes ficando apenas uma décimas à frente do pouco conhecido Vivaldi.
Apesar de muitos o odiarem, talvez seja altura de dar uma segunda oportunidade a este browser que se tem esforçado para ficar no topo!
2º. Vivaldi
O Vivaldi é um browser relativamente novo e pouco conhecido, porém já demonstra ser um bom browser, pelo menos em velocidade já que é baseado no Chromium.
No teste que realizámos podemos dizer que o Vivaldi se portou bastante bem, e tendo em conta que é um "novato" é mesmo de ficar de boca aberta pois este "encosta" os mais conhecidos browsers a um canto.
3º. Chrome
E é em 3º lugar que fica o mais popular browser da gigante Google, o Chrome que está a perder a sua fama aos poucos devido às melhores alternativas e à falta de adição de funcionalidades simples que vários utilizadores valorizam como por exemplo a opção que permite eliminar o histórico ao fechar o browser que existe em praticamente toda a concorrência.
Em termos de desempenho o Chrome mostra-se ser bastante bom apesar de não ser o melhor, mas a sua excelente sincronização entre equipamentos "paga" esta perda de desempenho.
4º. Firefox
E é em 4º lugar que fica o famoso Firefox criado pela Mozzila. Apesar de não ter os melhores resultados vemos que este tem um comportamento bastante bom.
Apesar de conseguir menos uns pontos no que toca a desempenho o firefox continua a ser adorado por muitos por ter muitas funcionalidades e por ser poupado no que toca a consumo de recursos (especialmente memória RAM).
5º. Edge
O Edge é o novo browser da Microsoft que promete ser mais rápido que o Firefox e o Chrome no entanto nos nossos testes não foi isso que aconteceu. Apesar de ser poupado no consumo de recursos o Edge não supera o Firefox ficando a perder por uns bons pontos. Esperemos que numa nova versão a Microsoft traga mais inovação e desempenho ao sucessor do "falhado" Internet Explorer
6º. Internet Explorer
Chegamos ao pior browser dos nossos testes, o Internet Explorer que nem sequer conseguiu realizar o testes. Acreditamos que caso conseguisse fazê-lo teria uma pontuação a rondar os 150.000 pontos ficando assim muito abaixo de toda a concorrência.
Conclusão
Um browser não é melhor ou pior apenas pela velocidade mas sim pelo equilíbrio do seu desempenho e funcionalidades. Assim sendo o Firefox e o Opera ficam muito à frente da concorrência embora o Chrome detone todos os browsers quando se fala de sincronização.
Nós recomendamos o Opera, Vivaldi e Firefox no entanto recomendamos também o Chrome por ter um visual muito simples e pela sua excelente sincronização entre dispositivos.
as ultimas versões do Opera estão excelentes ......
ResponderEliminarVivaldi é disparado o melhor para se fazer o que a função primordial indica: navegar na internet.
ResponderEliminarCheio de recursos nativos que facilitam a vida do usuário e com pouco consumo de RAM.
Faz coisas que outros navegadores precisariam de pelo menos uma dezena de extensões para fazer e, quando fazem, são limitadas.
Depois de utilizar o Opera por 15 anos e sofrer desde que abandonaram o motor Presto no Opera 12.x, o Vivaldi conseguiu me trazer a felicidade de volta. Fantástico, recomendo.
O Vivaldi é excelente! Tenho pena de não ter a sincronização que o Chrome tem se não já tinha mudado há imenso tempo
EliminarDos 5 primeiros o Firefox é o pior de todos! Utilizei há muitos anos atrás porque na altura estava à frente do pior dos piores que é o Internet Explorer. Mas de lá para cá tem vindo a piorar, cada vez menos compatível com as funcionalidades, HTML, Script, etc. O melhor é sem dúvida o Chrome, seguido do Vivaldi, Opera e o Edge também agrada-me, só é pena alterar um pouco a apresentação do design dos sites.
ResponderEliminarPessoalmente uso o Firefox e gosto tal como o Chrome já o Opera e Vivaldi não me adapto apesar de serem os mais rápidos.
EliminarNo fundo mais pontos, menos pontos a nos testes do artigo a diferença de velocidades entre eles é mínima pelo que devemos dar mais valor ao que nos sentimos melhor a utilizar e ao que satisfaz melhor as nossas necessidades. No meu caso o que melhor me satisfaz é o Firefox pela sua sincronização, simplicidade, funções e pelo corretor ortográfico com o novo acordo que é o que me impede de usar o Chrome como browser principal uma vez que o corretor do Chrome ainda não tem o novo acordo.