Novidades

HDMI, VGA, DVI ou DisplayPort? Conheças as vantagens e desvantagens

Fonte: ExpertReviews
Nos dias de hoje são imensas as opções que temos para ligar o nosso computador a um ecrã ou a uma televisão. Mas no meio de tantas opções qual é a melhor: DVI, VGA, HDMI, DisplayPort ou Thunderbolt?
De forma geral, as melhores interfaces são DisplayPort, HDMI e Thunderbolt, mas na falta de uma delas há que se optar por opções mais fracas como DVI ou VGA.


 

VGA - Video Graphics Array

VGA (Video Graphics Array) é uma das mais antigas interface conexões mas que ainda é utilizada nos dias de hoje por a maioria por ser barata e por estar presente em bastantes equipamentos.
Teoricamente as ligações VGA permitem ao utilizador conseguir resoluções FHD (1902 x 1080), há um problema de degradação da qualidade de imagem ao utilizar resoluções elevadas pois a interface VGA converte o sinal analógico em Digital causando assim as faladas perdas.
Recomendamos vivamente que utilize uma ligação mais moderna caso o Hardware suporte pois só assim conseguirá extrair a melhor qualidade que os seus equipamentos oferecem.

Fonte: Amazon

 

DVI - Digital Visual Interface 

DVI (Digital Visual Interface) é outro tipo de interface que é bastante comum nos dias de hoje. As ligações DVI já são totalmente digitais (ou não) pelo que já se consegue extrair a qualidade máxima de ecrãs FHD.
Há que ter em conta que a interface DVI conta com várias versões: DVI-I (sinal analógico e digital), DVI-D  (sinal digital) e DVI A (sinal analógico). As versões DVI-A e DVI-D ainda as versões Single Link e Dual Link.

Fonte: Wikipédia


A diferença entre as versões Single Link e Dual Link é a largura de banda que o cabo pode suportar que no caso do Single Link é de 3.96 Gb/s que permite ter resoluções de 1920 x 1200 e na versão Dual Link é de 7.92 Gb/s que permite ter resoluções de 2560 x 2600.

Conheça os tipos de ecrãs existentes no mercado 




Apesar de estar a ficar obsoleto o  DVI-D consegue gerar uma taxa de atualização de 144 Hz na resolução 1080p (FHD).

Fonte: Triangle Cables

 

HDMI - High Definition Multimedia Interface

HDMI (High Definition Multimedia Interface) é, atualmente, a ligação mais comum que permite obter imagens de excelente qualidade a elevadas resoluções e com elevadas taxas de atualização.
Como já referimos esta é atualmente a inteface mais utilizada já que qualquer equipamento atual é compatível com esta.  

Fonte: CNET


O HDMI conta com várias versões: 1.2; 1.3; 1.4 e 2.0 e 2.1. A versão 2.0 permite ter resoluções 4K com taxa de atualização de 60 Hz ou FHD (1920 x 1080) com taxas de atualização de 240 Hz. Esta versão HDMI (2.0) suporta também HDR.
Outra vantagem das ligações HDMI é a sua capacidade de transportar não só a imagem mas também o áudio ao contrário de uma ligação DVI ou VGA.
Há ainda o recém lançado HDMI 2.1 que permite obter resoluções 4K com taxas de resolução de 120 Hz

Vale a pena ter um ecrã 4K? 



 

DP - DisplayPort

O DisplayPort é atualmente a melhor ligação que há para ligar ecrãs/monitores. O DisplayPort é essencial em ecrãs gaming de elevada qualidade.
Com uma ligação DisplayPort (1.4) pode-se ter uma resolução de 8K a 60 Hz com HDR ou 4K a 120 Hz com HDR.
As ligações DisplayPort conseguem transmitir áudio tal como o HDMI. 

Fonte: Tardersalerts
 

Conheça este ecrã topo de gama da Asus! 

Conclusão

No meio de tantas ligações há que escolher a que tem melhor preço e consegue aproveitar todas as capacidades do seu hardware. Isto é se tem um monitor 1080P com uma taxa de atualização de 60 Hz não necessita de utilizar ligações DisplayPort pois usando HDMI ou DVI-D conseguirá os mesmos resultados por um preço provavelmente mais baixo.
A nossa recomendação é tentar, sempre que possível, usar uma ligação HDMI para um monitor comum e DisplayPort para um monitor de elevada qualidade.


Qual a resolução do seu monitor? Que ligação utilizam?

 

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado pela opinião! Segue-nos no Facebook para ficares a par das novidades e teres acesso a novos artigos assim que saírem :)
      Se tiveres alguma sugestão não hesites em dizer-nos!

      Eliminar
  2. Artigo muito bem explicado. Tirará muitas dúvidas de muitas pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade 😀! Segue-nos nas redes sociais para não perderes os próximos artigos!

      Eliminar