Novidades

Quais as diferenças entre DVI-I, DVI-D e DVI-A?

Imagem
Recentemente abordamos quais os diferentes tipos de ligações de vídeo existentes no mercado e as vantagens / desvantagens, no entanto a ligação DVI  (Digital Visual Interface) conta com várias "sub-versões" que geram muitas dúvidas sobre a sua finalidade e compatibilidade.


As "sub-divisões" que falamos são o DVI-A, DVI-I (Single Link), DVI-D (Dual Link), DVI-D (Single Link) e DVI-D (Dual-Link) sendo, de forma resumida, a diferença no tipo de sinal que cada versão transmite: sinal analógico ou sinal analógico e digital e o tipo de transmissão.

 

DVI-A (Analógico)

O DVI-A é uma das versões mais antigas do DVI sendo que já está em desuso pois esta versão apenas transmite sinal analógico de baixa qualidade. Apesar de esta interface só transmitir sinal analógico consegue ter mais qualidade do que a ligação VGA
No que toca a aspeto visual temos 12 + 5 pinos.




DVI-I (Digital e Analógico)

 Esta versão do DVI suporta dois tipos de sinal: o analógico e o digital pelo que se estivermos perante um monitor e uma placa gráfica que suporte o formato digital será possível usufruir desse beneficio com esta versão do DVI, mas caso o monitor não o seja também é possível fazer a ligação no formato analógico.
É importante lembrar que tanto a placa gráfica como o monitor têm de suportar o mesmo tipo de sinal ou seja: ambos trabalham com sinal digital ou com sinal analógico pois o cabo DVI-I não converte o sinal analógico em digital e vice.versa.
Na versão Single Link do DVI-I consegue-se obter resoluções de 1920 x 1080 (60 Hz) e na versão Dual Link 2048 x  1536 (60 Hz)
Em termos de aspeto o DVI-I Single Link tem 18+1 pinos e a versão Dual Link 24+5 pinos.


 

DVI-D (Digital)


Esta e a versão mais recente do DVI e é a mais vendida nos dias de hoje pois funciona apenas com sinal digital que já é praticamente padrão nos dias de hoje.
Esta versão pode ser encontrada na versão Single Link (18+1 pinos) que consegue suportar resoluções até 1920 x 1200 (60 Hz) e na versão Dual Link  (24+1 pinos) com resoluções de até 2560 x 1600 (60 Hz).



 

O DVI tem os dias contados...


Com a constante evolução da tecnologia podemos afirmar que o DVI tem os dias contados pois o HDMI já é padrão e o DisplayPort veio para "marcar território" pelo que daqui a poucos anos será o substituto do HDMI. Obviamente que não deve ir trocar o seu cabo DVI-D por um HDMI só por ser mais recente pois a melhoria na qualidade final não será notória no entanto, caso tenha de substituir o sue cabo por este se ter estragado será boa ideia pensar no futuro e investir na interface HDMI ou DisplayPort caso o hardware suporte.

Sabia das diferenças entre DVI-A, DVI-D e DVI-I?

Sem comentários