O que ter em conta ao comprar um computador em segunda mão/usado?
![]() |
Fonte: IMO |
Antigamente a Informática tinha um preço elevadíssimo e não era qualquer um que podia ter um computador, nos dias de hoje isso já não acontece, no entanto é comum recorrermos à compra de material usado pois para além de conseguirmos realizar excelentes negócios conseguimos poupar bastante dinheiro.
Mas afinal o que ter em conta ao comprar um computador em segunda mão?
Estado de conservação
Este é o ponto mais óbvio a ter em conta. Verifique sempre o estado exterior do computador, procure por riscos, rachas, falta de teclas, riscos no ecrã ou falta de peças pois se verificar que em termos de aspeto este não se encontra estimado podemos afirmar que então o seu interior também poderá não estar nas melhores condições
Registo de manutenções efetuadas e caixas/manuais
Outra questão que se deve ter em conta é verificar, através de faturas (por exemplo) as intervenções de reparação ou manutenção efetuadas ao computador. Se o vendedor tiver os comprovativos poderá ser indicio de que está a fazer um bom negócio pois sabe que o vendedor teve cuidado com a máquina e que realizou, ou não, a sua manutenção.
Se o vendedor tiver ainda em sua posse a caixa e os manuais do computador então podemos presumir que este é organizado e tem cuidado com os seus materiais.
Hardware
Tenha em conta se o computador que irá comprar tem o hardware que necessita. Muitas das vezes os vendedores querem vender os seus computadores pois estes estão muito obsoletos e têm fraco hardware, no entanto muitas vezes encontram-se equipamentos recentes à venda, esteja atento!
Experimente!
Antes de efetuar a compra peça SEMPRE ao vendedor para experimentar o computador. Faça um stress test, verifique as temperaturas com o Speccy, verifique se as teclas estão todas a funcionar e verifique também se o hardware instalado na máquina é o que o vendedor anunciou.
Faça uma pós-análise entre o estado do equipamento e o preço
Por fim, mas não menos importante verifique se o vendedor está a pedir o preço correto pelo seu equipamento. Não se esqueça de ter em conta o valor do computador mas também do seu estado de conservação.
Sem comentários