Novidades

Cloudflare lança DNS 1.1.1.1 que promete deixar a sua internet 2 vezes mais rápida!

Imagem
O protocolo DNS é um dos pilares fundamentais para o funcionamento da Internet pois é este protocolo que "traduz" os endereços dos websites que conhecemos para endereços numéricos em frações de segundos.
Atualmente um dos mais populares DNS utilizados em Portugal e por todo o mundo é o DNS da Google, o famoso 8.8.8.8 e 8.8.4.4. Ontem a Cloudflare decidiu lançar o seu DNS que prova ser mais rápido que o DNS da Google, gratuitamente!

WiFi lento? Aprenda a melhorar a sua rede Wireless! 




O novo DNS da Cloudflare, como já dissemos, já deu provas mais do que suficientes da sua capacidade de resposta que pelos testes efectuados na nossa rede dão-nos uma resposta com menos 33 milissegundos em relação ao DNS da Google. Em termos práticos isto significa que qualquer site que visite irá abrir com menos 33 milisegundos usando o DNS 1.1.1.1 da Cloudflare.


Comparativo de velocidades segundo a Cloudflare


Como se pode ver, efetuado um "ping" para o DNS da Google obtemos uma resposta passados 49 ms (milissegundos), 14.5 de ida e 24.5 de volta.
Já com o DNS da Cloudflare (1.1.1.1 e 1.0.0.1 em IPv4) o tempo de resposta diminui drasticamente para 16 milissegundos, 8ms de ida e 8 ms de volta.

Uma curiosidade interessante é que este DNS 1.1.1.1 são 4 "1's" por isso foi lançado dia 1/04.

Como mudar para o DNS da Cloudflare (1.1.1.1)?

Com tanta velocidade não há como não dar uma oportunidade a este novo DNS da Cloudflare por isso é hora de mudar e experimentar!

Para mudar o seu DNS basta ir às propriedades do seu adaptador Wifi ou Ethernet e clicar duas vezes sobre "Protocolo IP versão 4" e "Protocolo IP versão 6" e inserir os DNS's que pretende bem como verificar a opção "Validar definição ao sair" para as mudanças surgirem efeito sem ter de reiniciar o seu computador.



DNS primário IPv4 | 1.1.1.1
DNS secundário IPv4 | 1.0.0.1





DNS primário IPv6 | 2606:4700:4700::1111
DNS secundário IPv6 |  2606:4700:4700::1001

Já experimentou o novo DNS da Cloudflare? Notou melhorias a nível de velocidade?

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Em termos práticos a diferença é quase invisível mas a verdade é que é mais rápido! 😃 As páginas abrem ligeiramente mais rápido, no entanto, a diferença não é muito perceptível. Realizando os testes, verifica-se a diferença!

      Eliminar
    2. Olá Ze! Basta ires à linha de comandos e efetuares o comando "ping" para o 1.1.1.1 e para outro DNS que queiras comparar.
      Também podes medir com um cronómetro o tempo que uma página demora a abrir com um determinado DNS e com o 1.1.1.1
      Quanto ao segundo teste não te esqueças de limpar a Cache do browser entre cada abertura de página pois se abrires a mesma página uma segunda vez esta não vai necessitar de ser "traduzida" pelo DNS pois já está guardada em cache

      Eliminar
  2. mudei novamente para o DNS da Google ... com estes, todos os dias a net ia abaixo!!! tinha que fazer reboot ao cable modem / router da NOS para voltar a ter net. Os da google são mais estáveis.

    ResponderEliminar