Android One - O que é? Quais são as vantagens?
O Google deu início ao programa Android One em 2014 com o objetivo de tornar os smartphones mais acessíveis a pessoas em países em desenvolvimento. Apelidado de "Android Puro" o sistema da Google conseguiu oferecer smartphones de alta qualidade a um baixo custo. O Android One foi lançado inicialmente no Paquistão e na Índia, com aparelhos vendidos por menos de 100€.
Pouco depois, espalhou-se para outros países do sul da Ásia, como Nepal, Bangladesh, Sri Lanka e Indonésia. Desde então, tem vindo a espalhar-se por vários países, terminando com a fama de que é apenas um sistema para smartphones de baixa gama. Na verdade, é um sistema operativo móvel muito eficiente e leve que contribui para o desempenho de qualquer smartphone.
O que é o Android One?
Nos dias de hoje, o Android One é uma parceria entre o Google e OEMs selecionadas, determinadas a oferecer ao público a mais pura experiência Android. No programa Android One, o fabricante de smartphones não pode alterar o software adicionando bloatware ou partes do sistema.
A Google faz todo o desenvolvimento e manutenção do software para esses smartphones. Espera-se por parte dos fabricantes com os quais eles trabalham lancem as atualizações regulares de segurança e atualizações de versão do Android.
Para além disso, há toda uma regra que limita o número de aplicações que cada marca pode colocar no sistema para proporcionar uma experiência de qualidade.
Quais são as vantagens do Android One?
As vantagens de possuir um smartphone com Android One são bastante significativas. Por ser uma experiência pura, proveniente da Google, os benefícios são relativamente grandes.
Atualizações
Um dos maiores problemas dos smartphones Android no mercado é que eles nem sempre são atualizados. Como resultado, muitos ficam sem atualizações para versões melhores e mais seguras do sistema.
Com a chegada do Android One, a Google espera resolver esse problema.
Agora, para todos os smartphones que correm o Android One, a Google garantiu atualizações de segurança por pelo menos dois anos.
Melhores preços
No programa Android One, excluindo os Google Pixel, conseguem-se smartphones mais baratos e com melhores caraterísticas, uma vez que o fabricante não tem a necessidade de desenvolver a sua própria interface Android.
No entanto, apesar de isso acontecer de um modo geral, nem sempre se aplica.
Melhor desempenho
Os smartphones com Android One têm todos os serviços conhecidos da Google, como o YouTube, o Google Assistent, o Google Maps e o Google Play Protect, sem aplicações desnecessárias adicionadas pelo fabricante. Menos bloatware mantém o smartphone a funcionar com mais eficiência.
Conclusão
A Google projetou este sistema com o objetivo de que os smartphones funcionem sem problemas e com segurança por pelo menos dois anos. E, como sabemos, dois anos é bastante no que toca ao mercado móvel.
De modo geral, caso se sinta confortável em usar a versão mais simples e pura do Android, é sem dúvida a melhor opção!
Sem comentários