Novidades

Saiba como detetar se uma loja online é uma fraude

Hoje em dia, a maioria das pessoas opta por fazer compras online, nomeadamente em lojas internacionais, uma vez que os preços praticados são mais apelativos e, geralmente, a qualidade dos produtos corresponde às expetativas.

No mundo online, são imensas as lojas com um grande grau de fidedignidade, mas por outro lado, temos muitas lojas que não passam de fraudes, com o objetivo de "roubar" o dinheiro ao utilizador sem fazer o envio de qualquer produto, ou então, um envio de um produto que nada tem a ver com a compra realizada.

Como saber se uma loja online é uma fraude?

A Internet é um "ecossistema" muito lúdico e prático, no entanto, são bastante comuns os enganos que se fazem por aí fora.
Deste modo, existem algumas dicas que temos para vos mostrar, de modo a evitarem possíveis fraudes, ou pelo menos, ter a possibilidade de as resolver.

Verifique os preços praticados -  Já diz o velho ditado popular: "Quando a esmola é grande, o pobre desconfia!" e é bem verdade. Claro que a vantagem de comprar online, é essencialmente o preço, mas não se deixem levar por preços incríveis com descontos de mais de 50% (principalmente em tecnologia). É bom de mais para ser verdade!

Verifique o endereço da página. Parece-lhe credível? - Pode ser uma dica estúpida, mas a verdade é que existem lojas online que têm domínios extremamente mal escolhidos e que nos colocam logo a pensar se aquilo é realmente verdade. São exemplos domínios com palavras que promovam o spam por exemplo: "comprarbarato", "smartphoneslowcost", "preçosbaixos" e muitas outras que incentivem uma rápida visita ao site. Jamais aconselhamos a compra em sites onde o domínio é gratuito (wix.com, wordpress.com...), mesmo havendo exceções, o domínio não passa confiança.

Layout do site da loja em questão - Uma loja online tem muitas vantagens, no entanto, o utilizador gosta de se sentir acomodado quando visita o site em questão. Muitas vezes, encontramos lojas online com um layout horrível, do século passado, que não passam qualquer credibilidade. Pelo contrário, mostram falta de profissionalismo. Este aspeto, pode ser determinante, uma vez que uma loja online deve ser amigável aos olhos do utilizador para incentivar a compra. 

Verifique o email de contacto. Contém a terminação correspondente ao domínio do site? - O email de contacto é um ponto importante. Afinal, se tivermos algum problema é para lá que vamos contactar de modo a tê-lo solucionado. Muitas vezes as lojas não contêm um endereço de email credível com a terminação do endereço da página. Por exemplo, o Tekcore contém o seu endereço primário "tekcore.pt" e o email contém esta terminação "geral@tekcore.pt".

Existem perfis para redes sociais? Verifique o número de seguidores. - Este ponto muitas vezes, parece basear-se numa grande discriminação entre as pequenas e grandes lojas online, ou as que entraram há mais tempo ou recentemente no mercado online. No entanto, convém verificar as redes sociais da loja em questão, confirmar a data em que a mesma entrou no mercado, e perguntar-se  a si mesmo: "Esta loja tem seguidores suficientes para ter uma boa reputação?". Geralmente, uma loja de confiança, tem bastantes seguidores. Confirme esta dica!

Verifique se é referida a sede/morada de loja - Apesar de ser uma loja online, é quase certo que na maioria delas existam escritórios, armazéns ou uma pequena loja tradicional. Verifique se a mesma contém informações sobre a sua localização. 

Verifique os métodos de pagamento aceites. É disponibilizado o pagamento por PayPal? - O Paypal é a base das compras online. Caso hajam problemas com a entrega da encomenda, por exemplo, existe a possibilidade de recorrer ao mesmo para resolver rapidamente o problema, ao invés de contactar com a loja, que caso tenha praticado fraude, nunca lhe iria responder. Caso a loja não apresente este método de pagamento, fica inviabilizada a proteção do cliente em caso de fraude.

Já descobriu algumas lojas online que pratiquem fraudes recorrendo a alguma destas dicas?

Sem comentários