O que é Traffic Shaping e como funciona?
O mundo das operadoras de telecomunicações está cheio de dúvidas e mistérios, no entanto, acontece que por vezes os clientes não estão devidamente informados e aderem a um pacote de internet sem saberem as condições do serviço.
Há algum tempo, falamos de Política de Utilização Responsável, e uma vez que a PUR é muitas vezes confundida com o Traffic Shaping, fazemos hoje um post com o esclarecimento desta prática.
O que é o Traffic Shaping?
Traffic Shaping é uma prática utilizada pelos ISPs (Internet Service Providers) de forma a gerir a rede de uma forma mais equilibrada.
Esta prática resulta do "ajuste" do tráfego de dados através do condicionamento do débito de redes e assim aumentar a largura de banda, de forma a distribui-la equilibradamente pelos clientes, isto é, um "corte" na velocidade da sua conexão, por exemplo.
É uma prática aplicada em determinadas horas do dia, geralmente quando a rede está sobrecarregada. Sendo assim, o Traffic Shaping pode "surgir" a qualquer momento do dia, dependendo da sobrecarga da rede, de modo a sustentar e evitar o esgotamento da capacidade da rede.
É legal aplicar Traffic Shapping?
Traffic Shaping é um mecanismo autorizado pela lei e é legal. As operadoras de telecomunicações estão autorizadas a fazê-lo, no entanto, acredito que por vezes fazem uso desse "poder" de forma banal.
O problema é que, por vezes, as operadores fazem uso desta prática em condições desnecessárias abusivamente para negar o acesso a determinados serviços.
Os operadores não têm ligações que permitam suportar todos os clientes a
aceder simultaneamente ao máximo da velocidade contratada - nem se
deverá/poderá exigir isso e é por essa razão que é necessário este tipo de regulação.
Importa realçar que esta prática pode atuar em qualquer tipo de acesso a Internet, quer seja por Satélite, ADSL ou Fibra.
Sem comentários