Novidades

Como desativar economia de energia dos routers Technicolor?



Se é cliente MEO ou Vodafone e tem instalado um router Thomson ou Technicolor já deve ter reparado que muitas vezes este reinicia sozinho ou que por vezes consegue captar WiFi num local e passado uns tempos nesse mesmo local não consegue captá-la. Isto tudo deve-se ao facto destes routers estarem configurados para poupar energia reduzindo a velocidade do CPU e das antenas Wireless.


Ao seguir os passos deste tutorial irá desativar todos os modos Economia de Energia do router e "obrigar" a que o clock do CPU esteja sempre a 100%, isto significa que o seu router irá estar sempre com o seu desempenho máximo melhorando assim a sua rede WiFi e garantindo as melhores velocidades e latências não só na ligação sem fios como também com fios (ethernet).

 

Como ativar o Telnet no Windows?

Para realizar este procedimento irá necessitar de aceder ao seu router por Telnet. Para ativar este protocolo deverá aceder ao Painel de Controlo > Ativar ou Desativar Funcionalidades do Windows e ativar o "Cliente Telnet", de seguida basta clicar em OK e aguardar.


Sabe qual é a diferença entre um router e um modem?

 

Como desativar a economia de energia do meu router?

Antes de mais lembre-se que se algum destes passos "bloquear" o seu router bastará efetuar um reset através do botão físico do router.

Em primeiro lugar é necessário abrir a linha de comandos (de preferência com privilégios de administrador). Após aberta escreva:

telnet 192.168.1.254

Lembre-se que deverá introduzir o endereço IP do seu router, caso não o saiba basta escrever na linha de comandos "ipconfig" para obter essa informação.

Após isso será necessário introduzir as credenciais de acesso ao router, no caso do MEO são:

Username: sumeo
Password: bfd,10ng

No caso da Vodafone são:

Username: Administrator
Password: (deixar em branco)

Se tiver alterado as credenciais deverá utilizar as que definiu e não as pré-definidas pelo seu ISP.

Conheça o MEO Fibre Gateway 



Agora que acedeu ao seu router bastará executar os seguintes comandos (um a um):



  • pwr config eco-manager=disabled (desativa o ECO manager)
  • pwr config cpu-microsleep=disabled (permite que o cpu não entre no modo de poupança de energia)
  • pwr config cpu-lowspeed=disabled (permite que o clock do cpu esteja sempre a 100%)
  • pwr config wlan-pwrcontrol=disabled (desativa a poupança de energia do wireless)
  • saveall (para salvar estas configurações) 



Após executar todos os comandos bastará fechar a linha de comandos e reiniciar o router através do botão traseiro ou desligando-o da corrente e voltando a ligar.

Aprenda a melhorar a sua ligação ADSL 


Relembramos que estes procedimentos foram testados em vários modelos dos router Thomson e Technicolor (TG784,TG784n,  TG784n V3, TG789, TG789 vAC v2) mas deverão funcionar noutros modelos da marca. Caso tenha algum problema a efetuar este procedimento bastará fazer um reset ao seu router.

Ao realizar este procedimento notou melhorias na sua rede?


2 comentários:

  1. Comigo funcionou tanto no wireless, como por cabo (powerlines). Aumentou me cerca de 30MB tanto em upload como em download.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que melhorou a sua ligação :) Normalmente as mudanças são menos notórias.
      Onde deverá notar mais diferenças quando tem vários equipamentos ligados ao router pois o ping será mais estável bem como as velocidades

      Eliminar