ANACOM começa a preparar a chegada do 5G a Portugal
![]() |
Fonte: Techlicious |
Hoje a ANACOM anunciou que está a preparar o lançamento da mais recente e moderna geração da rede móvel, o 5G. Nesse sentido a ANACOM começou anunciou que irá auscultar o mercado das operadoras e outras entidades de modo a avaliar o interesse das mesmas nas frequências eletromagnéticas que serão utilizadas no futuro 5G.
Além disso, o regulador liderado por João Cadete de Matos quer apurar qual a melhor forma de atribuição do espetro : se por leilão ou concurso público, se através de um regime de “acessibilidade plena”. Outro dos objetivos é saber em que condições o espetro deverá ser atribuído, bem como as condições de utilização.
Além da faixa dos 700 MHz, que é considerada particularmente adequada
para garantir a oferta de serviços de banda larga em zonas rurais, a
ANACOM pretende conhecer o interesse para a atribuição de espectro nas
faixas dos 450 MHz, 900 MHz, 1500 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz, 3,6
GHz e 26 GHz.
Atualmente a faixa dos 700 MHz é utilizada pela TDT. Assim caso o 5G utilize esta frequência, um dos passos essenciais para a instalação do 5G em Portugal é a libertação desta faixa eletromagnética de modo a deixá-la disponível para a rede de nova geração.
Com a chegada do 5G deverá ser possível atingir velocidades Gigabit através de uma rede móvel, algo que deverá animar bastante os utilizadores da atual tecnologia 3/4G que se encontra sobrecarregada em muitas zonas do país.
A passagem para o 5G reveste-se de grande relevância pelas enormes potencialidades que acarreta em termos de inovação e desenvolvimento do setor e do país.
Espera-se que o 5G chegue a Portugal apenas em 2020, mas como é sabido deverá demorar muito mais tempo até haver uma grande percentagem de cobertura no nosso país.
Sem comentários