3 excelentes alternativas gratuitas ao Microsoft Office para Linux
![]() |
Imagem |
O mundo Linux dá-nos a possibilidade de conhecer diversos ambientes e alternativas, muito competitivas a programas bastante conhecidos e utilizados.
A suite de produtividade Microsoft Office é desde sempre a escolha de eleição da maioria dos utilizadores, no entanto, muitos afirmam-no como tal porque nunca experimentaram outras suites com as mesmas funcionalidades. Para além de que o MS Office é pago (não vamos entrar pelas ilegalidades, claro) e não é assim tão barato.
Muitos utilizadores que migraram de Linux para Windows sentem a necessidade de uma suite de produtividade que se assemelhe ao Office não só a nível de funcionalidades, mas também em termos de design.
1) LibreOffice
O LibreOffice é, na minha opinião, a suite de produtividade que mais se assemelha ao Microsoft Office a nível de funcionalidades. Apesar de o seu design parecer um pouco "velho" e no início ser um pouco difícil a adaptação à localização das funcionalidades, garanto-lhe que após esse período de adaptação, jamais sentirá falta do Microsoft Office.
O LibreOffice é bastante versátil, e encontra-se disponível para Linux (e não só) sendo bastante leve e com um desempenho considerável. Esta suite satisfará a maior parte dos trabalhadores "normais" em Office.
Fique a conhecer mais sobre esta excelente alternativa ao Office no site oficial.
2) WPS Office
Se o LibreOffice é uma excelente alternativa gratuita ao Office a nível de funcionalidades, então o WPS Office é excelente para quem procura uma alternativa que se assemelha esteticamente ao Microsoft Office.
Esta suite é uma das minhas preferidas por ter as funcionalidades principais (uma vez que não dou uso avançado ao Office) e servir perfeitamente para tudo o que eu costumo fazer: quer seja no Word, PowerPoint ou Excel.
Para quem não se quer desviar do design do Microsoft Office e ter 90% das funcionalidades que este tem, é a melhor opção.
Esta suite recebe constantemente algumas atualizações de modo a serem corrigido alguns bugs. Fique a conhece-la aqui.
3) Apache OpenOffice
Apesar de não achar o Apache OpenOffice tão bom como as alternativas apresentadas anteriormente, considero que é também uma excelente suite de produtividade.
Apesar de ter um design mais pobre (um pouco parecido com o LibreOffice) tem também a maioria das funcionalidades do Microsoft Office e é bastante funcional.
Encontra-se disponível gratuitamente para Linux. Fique a conhecê-lo aqui.
Sem comentários