Como escolher um processador (CPU)?
![]() |
Fonte: GIZMODO |
O processador é um dos principais componentes do computador pois para além de ser indispensável é ainda um componente que influencia bastante o desempenho do computador.
Para escolher um bom processador é necessário ter em conta vários aspetos que iremos analisar para além da marca e do preço.
Quais as principais caraterísticas mais importantes na escolha da CPU?
Frequência
A frequência do processador é medida em GigaHertz (GHz) e é uma das mais importantes caraterísticas a ter em conta na escolha do processador já que é ela que define a quantidade de ações que este consegue efetuar por segundo.
É importante lembrar que não de deve escolher o processador único e exclusivamente por ter mais ou menos frequência já que tem de haver um equilíbrio entre todas as especificações. Afinal de que interessa ter um CPU Single core com 5 Ghz se este só executa uma tarefa de cada vez?
Núcleos
Se a frequência é tão importante porque não existem CPU's com grandes frequências?
Esta é uma boa pergunta mas a resposta é bastante simples: Quanto maior a frequência maior o consumo energético e maior o calor produzido o que se tornaria uma situação insustentável. Para resolver o problema os fabricantes começaram a utilizar vários núcleos de forma a conseguir uma melhor desempenho com menores frequências.
Os núcleos são, de forma simplificada, vários processadores físicos dentro de um só. Quando falamos de um CPU Dual Core estamos a falar de uma CPU com 2 pequenos "processadores" dentro de si.
Antigamente os processadores era constituídos por um único núcleo mas atualmente a maioria das CPU's já vão de 2 núcleos até aos 16. A tendência é este valor aumentar ainda mais ao longo do tempo.
Assim sendo já se pode concluir que é bastante mais vantajoso ter uma CPU com 4 Cores com uma frequência de 2 GHz do que uma CPU Single Core com uma frequência de 4 GHz.
Threads
Devido aos avanços tecnológicos as fabricantes de CPU's utilizam Threads de modo a otimizar o desempenho do CPU.
Os Threads não são nada mais do que divisões de um processo ou seja supondo que estamos perante um CPU com 2 Threads e estamos a executar o Firefox. Neste caso o CPU iria dividir o processo do Firefox em 2 e iria processá-los separadamente de modo a concluir o processo de forma mais rápida.
Cache
A Cache é um tipo de memória não volátil e que é bastante rápida localizada dentro do próprio processador. Esta memória é utilizada pela CPU para armazenar os dados / processos frequentemente utilizados de modo a que possam ser acedidos de forma muito rápida.
A Cache tem 3 níveis, L1, L2 e L3. Atualmente com a geração multi core o tipo de Cache mais utilizado é a L3 que é compartilhada com todos os núcleos.
Atualmente um 4 MB de Cache já é um valor razoável, mas, para utilizadores mais exigentes o ideal seria ter pelo menos 6 ou 8 MB de Cache.
A Cache tem 3 níveis, L1, L2 e L3. Atualmente com a geração multi core o tipo de Cache mais utilizado é a L3 que é compartilhada com todos os núcleos.
![]() |
Fonte: TecMundo |
Conclusão
Para escolher um processador é necessário ter atenção ás suas especificações. Tem de haver um equilibro entre frequência / núcleos / threads / cache .É importante ressaltar que tudo isto tem de ser analisado e bem ponderado de modo a fazer uma boa escolha e não gastar dinheiro "à toa" ou seja tem de se comparar um processador para as necessidades do utilizador.
Há ainda que ter em conta a marca e os consumos energéticos. De forma geral a Intel ganha à AMD nesse ponto daí ser a marca que recomendamos pois o que se gasta a mais no processador poupa-se em energia e na motherboard.
Sem comentários