Review | WD Blue, conheça este excelente SSD!
![]() |
Imagem de: techtolead |
Como nos dias de hoje é impossível não ter um SSD no computador trazemos uma review deste SSD de 250 GB que oferece uma excelente relação Qualidade / Preço!
Design e Embalagem
Este SSD apresenta um design simples e moderno. Na parte superior conta com uma simples etiqueta branca e azul que representa a linha Blue juntamente com o nome do SSD e o seu respetivo tamanho.
A caixa é bastante simples e no seu interior apenas vem o SSD dentro de um saco de plástico anti estático. É pena não termos qualquer tipo de manual ou panfleto que ensine o utilizador a instalar o SSD no computador nem a informar os respetivos cuidados a ter com o mesmo.
Tamanho Performance e durabilidade
O SSD WD Blue está disponível na versão SATA III e M.2 (SATA) pelo que deste modo podemos dizer que o SSD é compatível com qualquer PC atual.
No que toca a performance este SSD promete velocidades de até 540 MB/s de velocidade de leitura e 500 MB/s de velocidade de escrita. No nosso teste obtivemos velocidades um pouco superiores ao anunciado, o que é bastante positivo.
Agora vamos falar de um ponto que, para muitos, é o mais importante, a durabilidade! Este SSD tem uma duração de pelo menos 100 TBW (Terabytes escritos) na versão de 250 GB, na versão de 500 GB e 1 TB esta é de 200 e 400 TBW respetivamente.
Há que ressaltar ainda a garantia de 3 anos oferecida pela Western Digital que é bastante útil caso tenhamos algum problema com o disco.
No que toca a consumos este SSD consome, numa utilização normal, 70 mW o que é bastante bom para quem vai colocar o SSD num portátil.
WD Dashboard
A Western Digital oferece ainda o software WD Dashboard que tem várias funções onde se destacam a manutenção do SSD, o seu estado de saúde, temperatura e ocupação.
Com o WD Dashboard consegue ativar e executar o TRIM de modo a oferecer ainda melhor desempenho ao seu disco.
Cuidados a ter:
Os discos SSD são diferentes dos HDD's pelo que recomendamos que:
- Ative o TRIM
- Desative a Desfragmentação do Disco
- Evite formatar demasiadas vezes o SSD
- Evite criar ficheiros de paginação no seu SSD
- Evite temperaturas superiores a 40 ºC
Estas dicas aplicam-se a todos os discos SSD! Veja aqui como ativar o TRIM.
Veredicto
Este SSD é excelente para utilização doméstica e oferece uma excelente ralação qualidade / preço no entanto caso queira um desempenho substancialmente melhor recomendamos a gama WD Black.
Caso vá utilizar o SSD num servido recomendamos a gama RED PRO ou a gama Gold que oferece muito mais durabilidade e confiança.
Sem comentários