Novidades

Existem cada vez mais sites a utilizar visitantes para gerar criptomoedas

Imagem de: Solarize
As criptomoedas têm dado que falar nos últimos meses e têm vindo a ser cada vez mais utilizadas, em diferentes áreas tecnológicas. 

Ultimamente, temos vindo a deparar-nos com alguns sites que começaram a fazer uso de ferramentas de mineração de criptomoedas, nomeadamente o bitcoin.

Estes websites recorrem a plugins e softwares (por ex.: o CoinHive) que geram criptomoedas através do uso excessivo do CPU dos visitantes.

Este é um comportamento que não é bem visto aos olhos dos leitores, uma vez que os próprios sites se apoderam do poder de processamento das máquinas para o seu benefício, provocando uma lentidão ou arrasto nos computadores e outros aparelhos que acedem ao site em questão.




Foram detetados há cerca de um ano ferramentes geradoras de criptomoedas em sites internacionalmente e nacionalmente conhecidos, tal como no Pirate Bay, Dinheiro Vivo, Showtime e Cristiano Ronaldo.

Na minha opinião, este é um método abusivo para gerar ganhos e estão a tornar a internet cada vez mais "saturada".  Existem diversas formas de monetizar websites, como a colocação de publicidade não intrusiva. 

Por atos irresponsáveis e desleais de outros sites, existem criadores de conteúdo que estão a sair cada vez mais prejudicados sendo que os visitantes tendem cada vez mais a utilizar bloqueadores de anúncios e de scripts, mesmo quando existem alguns sites a utilizar publicidade não intrusiva e de interesse para os leitores, que saem a perder, sem qualquer culpa no "cartório".

Recomendo a que estejam atentos à utilização do poder de processamento dos vossos aparelhos, bloqueando estes métodos desleais atraves de bloqueadores de anúncios e scripts, como o uBlock Origin.

Não obstante, quero também transmitir-vos que existem sites que não mostram publicidade intrusiva (como o nosso) e que é sempre bom permitir exceções neste caso, uma vez que ajudam os criadores de conteúdo.

Qual é a vossa opinião quanto a este assunto?

Sem comentários