Novidades

Review | Epson Expression Home XP 342


As impressoras multifunções têm estado cada vez mais presentas nas nossas casas e escritórios porém a oferta no mercado é tanta que torna-se difícil fazer uma boa escolha. Um boa multifunções que tem uma relação preço/qualidade excelente é a Epson Expression Home XP 342 que iremos analisar neste post.

Design

A Espon XP 342 conta com um design simples e elegante, algo que podemos ver em toda a gama da Epson. Por ser compacta esta impressora cabe em praticamente em qualquer lugar.




Um ponto interessante no seu design é o"menu" onde se encontra o ecrã e os respetivos botões rebativel que torna a impressora ainda mais compacta.




Ao abrir a  impressora temos acesso a todo o seu interior o que facilita, e muito, a sua manutenção e resolução de problemas como encravamento de papel.


Qualidade de Impressão e Digitalização

Este é o ponto mais importante ao adquirir uma impressora seja ela uma multifunções jato de tinta ou até mesmo laser.
Nesta impressora a qualidade de impressão é muito boa e as fotografias são excelentes tal como a Epson sempre habitou os seus clientes porém a velocidade de impressão de fotografias é um pouco lenta, mas serve perfeitamente para uso residencial.



O Software da Epson é também bastante completo e oferece-nos várias funções como o Modo Silencioso (imprime mais lentamente de modo a não produzir tanto ruído) ou a opção Sem Margens que tal como o nome indica imprime o documento ou fotografia sem deixar margens brancas na folha. Esta opção é particularmente útil na impressão de fotografias.



A qualidade de digitalização é também muito boa também devido ao software da Epson que é, mais uma vez, muito complexo pelo que nos permite alterar bastantes parâmetros
A velocidade de Digitalização é um pouco lenta por isso se vai digitalizar muitos documentos deve ter em conta o tempo  que esta demora a digitalizá-los.


Manutenção e consulta do estado atual

Tal como qualquer impressora esta necessita de manutenção que pode ser facilmente através do software da Epson. As operações são super fáceis de realizar tal como em qualquer marca.

A partir do Epson Status Monitor podemos ver o estado atual da impressora e os respetivos níveis de tinta de cada tinteiro ( BK, C, M, Y)


Consumíveis

Os consumíveis ou tinteiros são o ponto fraco de todas as impressoras a jato de tinta pois normalmente nas gamas baixas os tinteiros custam mais do que a própria impressora.
Neste caso a situação acontece apenas com os tinteiros XL que um pack de 4 tinteiros custa mais do que a impressora.
Para evitar essa situação recomendamos que utilize tinteiros compatíveis (recomendamos os da Onbit e Forprint)



Nos dia em que escrevemos este post, um conjunto de 4 tinteiros XL da Onbit custam apenas 11.5€, já um pack de tinteiros XL originais custa mais de 60€ (preço da impressora). A qualidade dos tinteiros originais é excelente mas os da Onbit não ficam muito atrás sendo a diferença percetivel apenas nas fotos mas mesmo assim a diferença é mínima.


Caraterísticas

Tinteiros: Epson Claria Home nº 29 / 29XL
Resolução: 5.760 x 1.440 dpi
Funções: Impressão, Digitalizar, Cópia
Velocidade de Impressão: 10 páginas/min Monocromático e 4,5 páginas/min Cor
Formato papel: A4, A5, A6, B5, C6 (Envelope), DL (envelope), N.º 10 (envelope), Letter Legal, 9 x 13 cm, 10 x 15 cm, 13 x 18 cm, 13 x 20 cm, 20 x 25 cm, 100 x 148 mm, 16:9
Duplex: Manual
Capacidade da Bandeja: 100 Folhas Padrão, 20 Folhas para fotografia
Suporte para Impressão sem Margens
Suporte para Cartões de Memória
Peso: 4.3 Kg
Dimensões: 390‎ x 300 x 146 mm (Largura x Profundidade x Altura)
Ligações: Wifi, Wifi Direct, USB
Preparado para Epson Ready Ink

Concluindo

A Espon XP 342 é uma excelente impressora para uso doméstico e tem um excelente custo/beneficio. Os seus tinteiros são como em todas as impressoras caros mas com a utilização de tinteiros compatíveis o custo por página é mínimo assemelhando-se imenso ao das impressoras a lazer.
Para impressão de fotos esta é uma excelente impressora e embora seja lenta consegue resultados excelentes. Para uso profissional talvez não seja a mais indicada pois como referimos é um pouco lenta pelo demora algum tempo a imprimir grandes quantidades de fotografias.
De modo geral esta é uma das melhores impressoras para uso doméstico e tem ainda a vantagem de ser superior há maioria das impressoras que vemos no mercado, nomeadamente da HP.

De que marca é a sua impressora? Já testou este modelo?

Sem comentários