Como instalar novas fontes (tipos de letra) numa distribuição Linux?

São imensas as pessoas que referem que a instalação de fontes numa distribuição Linux é uma tarefa que requer muitos conhecimentos ou ficheiros específicos para esse fim.
Mas não... A instalação de fontes num sistema Linux dá-se exatamente da mesma forma como num sistema com Windows.
Método 1 - Instalação de poucas fontes
Este é o método mais simples e recomendamos fazê-lo apenas se quiser instalar um reduzido número de fontes (entre 1-5 fontes) por ser um método mais demorado.
Em primeiro lugar, baixe o tipo de letra pretendido.
Depois disso, faça duplo clique no ficheiro da fonte (por vezes o tipo de letra pode vir compactado e é necessário extrair) e clique no botão 'instalar' (assinalado a vermelho na imagem abaixo).
No meu caso, eu já instalei este tipo de letra e por essa razão no botão de instalação consta a palavra "Instalado". No entanto, se o tipo de letra não estiver instalado no seu sistema, aparecerá no mesmo botão, uma "legenda" diferente.
A localização dos botões podem varias de distribuição para distribuição. Neste caso, estamos a usar o Deepin.
Método 2 - Instalação de fontes "em massa"
Este método é uma forma mais rápida de instalar várias fontes ao mesmo tempo numa distribuição Linux, sem ter que abrir cada ficheiro individualmente, e clicar no botão de instalar.
Para começar, deverá ter o conjunto de fontes que pretende instalar. Depois, basta selecionar todas as fontes, clicar no botão direito do rato, e selecionar a opção "Copiar".
Após este passo, entre no disco onde o seu sistema se encontra instalado.
Faça duplo clique na pasta "home", entre na sua pasta pessoal e pressione CTRL + H. Deverá aparecer algo como a imagem abaixo.
Nesta pasta, vai colocar o rato numa área livre, faça clique no botão direito do rato e crie uma pasta com o nome ".font" (sem aspas).
Após criada a pasta, faça duplo clique de modo a entrar dentro da mesma.
Já dentro da pasta, basta clicar com o botão direito do rato e apertar a opção "Colar".
Os tipos de letra que selecionou anteriormente aparecerão agora nessa pasta.
Pronto! Os tipos de letra estão agora instalados no seu sistema e prontos a serem utilizados!
Pode fechar todas as pastas e começar a escrever o seu documento, a fazer a apresentação ou a editar o seu vídeo.
Enfrentou algum erro na instalação de fontes na sua distribuição Linux? Comente este artigo ou coloque o seu problema no nosso grupo de suporte no Facebook.
Sem comentários