Novidades

Como fazer reset a um smartphone Android?


O teu smartphone está a enfrentar problemas ou está lento? Por vezes, as coisas simples são as mais eficazes, e como tal, oferecemos-te um guia para fazeres um factory reset ao teu Android.

O que é "o" Factory Reset?

O Factory Reset consiste em restaurar as definições que vieram de fábrica com o seu smartphone, ou seja, colocar o firmware do teu smartphone tal e qual como quando tu o ligaste da primeira vez.




É um processo relativamente rápido e simples, no entanto, nota que ao fazeres um factory reset, perderás todos os teus ficheiros e aplicações (alojados na memória interna do smartphone) pelo que recomendamos um backup antes de realizar este procedimento.

Método 1


Este método é relativamente simples e tudo o que tem de fazer é ir a: Definições > Cópia de Segurança e reposição > Reposição dos dados de fábrica.




Alertamos a que esta ordem ou os próprios nomes podem mudar de smartphone para smartphone, no entanto, o procedimento é relativamente parecido em todos os smartphones Android.

Método 2


Este é um método mais avançado, mas igualmente eficaz. É recomendado fazê-lo quando o smartphone fica em loop infinito no ecrã do fabricante ou quando se encontra com dificuldades em realizar o processo anterior.

Deves desligar o equipamento antes de mais. Depois, pressiona em conjunto os botões Volume - (diminuir volume) e o botão Power.

De seguida com os botões de volume escolhes a opção Recovery Mode com o botão de power.




Assim que aparecer o boneco do Android tens de pressionar o botão de power em simultâneo com o de aumentar volume.

Depois, escolhe a opção Wipe Data / Factory Reset, e depois, deverás selecionar a opção Yes - Delete all user data. 

Lembra-te que para descer/subir nos menus, terás de usar os botões de volume e para selecionar um deles, terás de usar o botão Power.

E o teu smartphone, em minutos ou mesmo segundos, estará conforme veio quando o compraste.

No entanto, alertamos que os smartphones Android, não são todos iguais e este método varia de fabricante para fabricante e mesmo de modelo para modelo.

Se este procedimento não funcionar consigo, provavelmente é pelo facto de não ser a maneira correta de fazer um reset de fábrica nesse modelo. Sendo assim aconselhamos a experimentar as seguintes combinações:


  • Tecla Volume Cima + Volume Baixo + Tecla Ligar/Desligar;
  • Tecla Volume Baixo + Tecla Ligar/Desligar;
  • Tecla Volume Cima + Tecla Ligar/Desligar;
  • Tecla Menu + Tecla Ligar/Desligar;
  • Tecla Volume Cima + Tecla Ligar/Desligar, quando o smartphone vibrar por estar a ligar continue a pressionar a tecla volume mas deixe de pressionar a Tecla Ligar/Desligar (normalmente na gama Galaxy)
  • Tecla Volume Baixo + Tecla Menu + Tecla Ligar/Desligar, quando vibrar e aparecer o logótipo da marca pode deixar de pressionar as Teclas todas (normalmente na gama LG).


Conseguiu fazer um Factory Reset ao seu smartphone? Resolveu os problemas que enfrentava?

Sem comentários