Novidades

Como escolher uma boa pasta térmica?


A pasta térmica é, de forma resumida, uma pasta que conduz o calor produzido pelos componentes (CPU e GPU) até ao dissipador.
Por fazer um trabalho muito importante, é indispensável escolher uma  boa pasta térmica. Neste post iremos apresentar-lhe os fatores a ter em conta ao adquirir uma!

Condutividade térmica

Este é o ponto mais importante na escolha de uma pasta térmica. A condutividade térmica é, resumidamente, um valor que define a "capacidade" de conduzir o calor até ao dissipador. De forma geral quanto mais alto é este valor melhor.

  • Num portátil comum deve-se optar por uma pasta com pelo menos 4 W/mK
  • Num portátil "Gaming" deve-se optar por pelo menos 8 W/mK
  • Num desktop deve-se optar por um pasta com 6 W/mK, caso faça Overclock deve optar por uma pasta com pelo menos 10 W/mK

Durabilidade

A durabilidade é outro aspeto a ter em conta. Normalmente este vem indicado  na caixa, caso não venha é fácil de descobrir se esta é elevada ou não através da sua composição: uma pasta térmica que contenha silicones tem uma duração média de 3 anos, já uma que não os contenha dura em média 5 anos.
É importante ressaltar que o computador deve ser limpo pelo menos uma vez por ano por isso não custa nada trocar também a pasta térmica e ficar com o "serviço completo".

Pastas térmicas que recomendamos

Devido ao trabalho importante que estas fazem recomendamos sempre o uso de pastas térmicas de topo independentemente do tipo de computador uma vez que não são caras.

Arctic Silver 5

A massa térmica Arctic Silver 5 usa três formatos e tamanhos de partículas de prata para maximizar a área de contacto entre partículas e a transferência de energia térmica. A Arctic Silver 5 contém ainda partículas de óxido de zinco, óxido de alumínio e nitreto de boro, de forma a melhorarem a performance e a estabilidade a longo prazo.
Por ser condutora deve ter cuidado ao aplicá-la de modo a não provocar um curto-circuito.

 

Arctic MX-4


A massa térmica Arctic MX-4 é composta por micro-partículas de carbono que levam a uma condutividade térmica extremamente alta. Garantem que o calor gerado pelo CPU ou GPU é dissipado rapidamente e eficientemente, mesmo em situações de overclock.

 

Mastergel Maker Nano

 

Foi desenvolvida para utilizadores que necessitam da melhor condutividade térmica de alto desempenho para CPU's, GPU's, ou até chipsets. A MasterGel Maker é não-endurecível e não condutora eletricamente. Para ajudar a evitar curto circuitos e a fornecer proteção e desempenho por um longo tempo.

 

 MasterGel Pro

O gel termico MasterGel Pro vai um passo acima em dissipação térmica para utilizadores avançados. Óxidos de polímero no composto, criam alta condutividade entre o CPU e a base do cooler para transferir o calor rapidamente. A poderosa fórmula continua a ser facilmente aplicada ou removida sem danificar a base.

 

 Estas são as pastas térmicas que recomendamos porém existem muitas mais no mercado com caraterísticas semelhantes de marcas menos conhecidas.

De quanto em quanto tempo troca a pasta térmica? Qual utiliza?


Sem comentários