Novidades

Fique a saber tudo sobre as normas WiFi!



Wifi
Quantas vezes já perguntou para que servem as letras A / B / G / N / AC nas caixas dos routers ou repetidores Wifi? Hoje vamos explicar-lhe tudo!

Normas

Os equipamentos que são compatíveis com WIFI (IEEE 802.11) normalmente indicam na caixa a norma que suportam. As normas mais utilizadas a nível doméstico são as seguintes: Norma B / G / N e AC, existem ainda normas mais antigas como a norma A que já se encontra em desuso.

Norma B

A norma B tem taxas de transferência de rede na ordem dos 11 Mbps isto se as condições de transmissão forem ideais. Serão reduzidas para 5,5 Mbps, 2 Mbps ou 1 Mbps se a intensidade do sinal ou interferências estiverem a prejudicar a transmissão de dados. O 802.11b funciona com a frequência de 2,4Ghz. 




Um ponto negativo neste padrão é a alta interferência tanto na transmissão como na recepção de sinais, porque funcionam a 2,4GHz equivalentes aos telefones móveis, fornos micro ondas e dispositivos Bluetooth
   

Norma G

A norma G aumenta a taxa máxima de transmissão de dados para 54 Mbps e um alcance aproximado de 38 metros. Opera também na frequência 2,4Ghz e como tal está sujeito a interferências de equipamentos que utilizem a mesma frequência.
   

Norma N

A norma N permite maior alcance e combina algumas características dos padrões anteriores, uma vez que opera na banda de 2,4 e 5 GHz, sendo retrocompatível com as normas anteriores. Oferece uma velocidade máxima de 600 Mbps (4×4 MIMO 4 x 150 Mbps) em condições perfeitas. . Os principais benefícios desta tecnologia são o aumento significativo da largura de banda e o alcance que permite.

Para obter velocidades semelhantes ao máximo suportado por esta norma é necessário ter o equipamento adequado ou seja ter um router que utilize a tecnologia MIMO e opere na frequência dos 5 GHz, também é necessário ter uma placa wifi que suporte a tecnologia MIMO e que receba sinal da frequência dos 5 GHz.

Norma AC

A norma AC é a mais recente no mercado doméstico. Aprovada em janeiro de 2014, esta norma opera na banda de 5 GHz e proporciona velocidades máximas de 6,93 Gbps (4×4 MU-MIMO 4 x 867 Mbps x 2), sendo atualmente a mais comum 1,3 Gbps (3×3 MIMO 3 x 433 Mbps).
O custo dos equipamento com norma AC ainda é um pouco elevado mas compensa caso tenha um plano de Internet superior a 500 Mbps, caso contrário o desempenho da norma N será suficiente (desde que tenha equipamentos de topo que suportem velocidades de 600 Mbps)

Comparação


Wifi
Fonte: Pplware

É importante relembrar que todos os valores apresentados neste artigo são os valores máximos obtidos em condições ideais.

Que norma utiliza na rede WIFI da sua casa?

Sem comentários