Novidades

Ecrã 4K - Será que vale a pena?


Será

São muitas as vezes em que ficamos "espasmados" a olhar para os plasmas e os monitores nas lojas de tecnologia, por apresentarem uma excelente qualidade de imagem aliada à vivacidade das cores. No entanto, nem tudo o que parece é, e sendo assim, será que vale a pena investir num aparelho com um ecrã 4K?

Como é o caso com os inúmeros dispositivos e aparelhos, tudo depende das nossas exigências, das tarefas que pretendemos fazer e do budget que temos em mente. Neste contexto, temos de avaliar por partes em que medida é que um ecrã 4K ira melhorar a nossa produtividade e experiência, quer seja em contexto de jogos, multimédia ou produção de conteúdo.

Existe muito conteúdo e software que ainda não tem a resolução 4K


Será

Esta é a primeira coisa a analisar! Qual é a finalidade do teu "aparelho" com ecrã 4K? Se pretendes ter uma televisão com resolução 4K, não temos muito a refletir neste contexto, no entanto, caso adquiras um monitor 4K, tens de verificar se será rentável adquiri-lo mediante as tuas necessidades.

Eu posso ter um Ferrari, mas depois, não tenho dinheiro para o alimentar nem para pagar os seguros. Podemos usar isto aqui. Para que é que eu preciso de um ecrã 4K se os programas e conteúdos que utilizo não fornecem essa resolução? Será apenas para gastar dinheiro...

Ainda existem imensos jogos, softwares e conteúdo multimédia que não estão disponíveis em 4K e como tal, não será rentável adquirir um ecrã para este fim. 

Resolução não é sinónimo de qualidade!


Será

É claramente óbvio que com uma resolução 4K é possível ver as imagens com mais detalhes. Se nós compararmos dois monitores com exatamente o mesmo tamanho, um deles com resolução FullHD e outro 4K, vamos conseguir ver melhor os pormenores da imagem no monitor 4K. Isso acontece porque nos monitores 4K as imagens são formadas por mais pixeis (se estiverem em 4K, claro), e como consequência, vai fazer com que a imagem fique mais detalhada.

No entanto, vale a pena ressaltar que num monitor pequeno com esta resolução pode ser excessivo, pois os pixeis estarão "muito concentrados" e poderá ficar um pouco exagerado visualmente. 

No entanto, a resolução não é o único fator que afeta a qualidade de imagem. Eu tenho um smartphone com uma câmara com 5MP, onde a qualidade de imagem é 10 vezes melhor do que no telemóvel com a câmara de 12MP. Resolução não é sinónimo de qualidade. Há muitos outros aspetos importantes como o brilho, contraste e dinâmica de cores que influenciam muito na qualidade da imagem.

Ecrã 4K - Vale ou não a pena?

Como referimos acima, tudo depende do que você pretende fazer. Se a ideia é comprar um monitor 4K para jogar no seu computador, garanta que o seu computador tem uma placa gráfica de video forte o suficiente para aguentar nesta resolução. Além disso, verifique se os jogos que você joga fornecem resolução 4K. 

Para produção de conteúdo, principalmente edição de vídeos, o ecrã 4K poderá valer muito a pena. É muito fácil perceber que esta possibilidade é muito interessante para o criador de conteúdo. Isso porque como ele tem uma resolução monstruosa, consegue exibir muitas coisas no ecrã ao mesmo tempo sem perder detalhe e qualidade.

Se você pretende comprar um aparelho com resolução 4K mas não tem os "requisitos" descritos acima, pense se vale a pena investir. 

Sem comentários