Novidades

Portátil ou Desktop - Qual é o Melhor?


Portátil

Uma dúvida comum da maioria das pessoas quando pretende adquirir um computador é optar por um computador Portátil ou Desktop. 

Nesse sentido, o TekCore achou conveniente elaborar um post sobre qual será a melhor opção para esclarecer esta dúvida. Afinal, quais serão as diferenças entre um computador portátil e um desktop? Qual deles é o melhor?

Portáteis 

Portátil
Hoje em dia, já existem portáteis com excelentes caraterísticas que se podem igualar a um desktop.
Os computadores portáteis são fabricados de modo a oferecerem um transporte relativamente fácil, e são desenhados de modo a fazerem com as baterias sejam capazes de o abastecer por um longo período de tempo. 

Já os desktops, são maiores e não possuem bateria sendo muito difícil de transportar. Desta forma, são alimentados diretamente pela corrente elétrica.




Apesar de existirem computadores portáteis com caraterísticas de excelência, estes saem bem mais caros do que um desktop. Para além disso, é mais díficil fazer upgrades e substituição de peças. 

Muitas pessoas dizem que os desktops, são melhores para gaming, por exemplo. Mas isso não é de todo verdade. A verdadeira diferença é conseguir comprar um desktop com caraterísticas robustas a um preço muito menor. 

Para além disso, o sistema de arrefecimento dos portateís são menos eficazes em relação aos desktops. Isso acontece, por não existir tanto espaço e dessa forma, o calor não é "extraído" tão rapidamente.

Desktops


Portátil
Os desktops são maiores do que os portáteis. Para além disso, a compra de periféricos (teclado, rato...) é indispensável, enquanto que no computador portátil o teclado vem integrado e temos ainda um touchpad. 

Nos desktops, o sistema de dissipação de calor é mais eficiente potenciando assim o "melhor aproveitamento" dos componentes. No entanto, os desktops consomem mais energia quando comparados aos portáteis.


Neste tipo de computador, a sua personalização é mais fácil. Quer a nível de upgrades, quer a nível de "estilo" e a maior vantagem, é o facto de sair mais barato. Para quem é mais "sedentário", faz o seu trabalho em casa, ou para quem não precise de tanta mobilidade esta é a opção mais indicada por ser mais barata. Se tem um investimento de por exemplo 600€, a melhor opção é pedir uma proposta dos componentes indicados de acordo com as suas tarefas a uma loja especializada (caso não perceba do assunto), pois poderá conseguir um computador com o dobro da capacidade do que se tivesse optado por um portátil nesta gama de preços. 

Afinal, qual é a melhor opção?

Tudo depende das suas necessidades. Se você precisa de transportar o computador frequentemente, a melhor opção é o computador portátil, que irá atender a essa necessidade. 

Caso não precise de transportar o computador, e preferir gastar menos dinheiro tendo uma máquina melhor, o desktop é sem sombra de dúvida a melhor opção. 

Na generalidade, o desktop é o mais indicado pois permite que seja personalizado de forma fácil e para além disso, é possível obter uma excelente máquina por um preço mais baixo do que o portátil. Tudo dependerá das suas necessidades.

Sem comentários