Novidades

10 Excelentes dicas para fotografar paisagens


  A Fotografia é uma arte que todos devíamos aprender um pouco por isso trazemos-lhe algumas dicas para fotografar paisagens, confira!

1) Tripé

   O Tripé é uma ferramenta essencial a todos os fotógrafos ou amantes de fotografia especialmente quando se trata de fotografar paisagens uma vez que este tipo de fotografia requer uma grande estabilização pois utiliza-se muito uma velocidade de obstrução lenta.
   Caso se tenha esquecido do seu tripé ou não tenha nenhum pode tentar desenrascar-se apoiando o telemóvel sobre uma superfície dura como um muro por exemplo.

paisagens

2) Enquadramento

   O enquadramento é muito importante em qualquer tipo de fotografia. A Regra dos Terços é uma das técnicas mais utilizadas. Esta técnica consiste em dividir o ecrã com duas linhas verticais e duas linhas horizontais. Os 4 pontos de interseção dessas linhas são os pontos que mais chamam a atenção dos nossos olhos pelo que devemos focar o objeto ou a ação principal da fotografia em cima desses 4 pontos ou dentro do quadrado formado por eles.

   Claro que não há regra sem exceção mas geralmente esta técnica funciona muito bem!

paisagens

3) Horizonte 

   Outra coisa que devemos ter em conta é a linha do horizonte, que muitas vezes nos esquecemos de alinhar o horizonte de maneira a que este fique paralelo com os limites da fotografia. Caso não tenha ficado reto é possível corrigir mais tarde ao editar as fotografias (No Adobe Photoshop por exemplo).
   Vejamos a diferença que este pequeno detalhe faz numa fotografia:

maisagens

4) HDR - High Dynamic Range

   O uso do modo HDR é muito importante pois permite eliminar áreas de sombra num fotografia. Para além disso permite-nos obter cores mais vivas.
   Para usar o HDR deverá selicionar esse modo na câmara do seu smartphone ou na sua máquina fotográfica caso esta tenha.


maisagens

5) Hora do dia

   A Hora do dia é outra dica bastante interessante e que permite obter excelentes resultados. Normalmente as melhores horas do dia para fotografar paisagens são durante o amanhecer (9.00h às 10.00h) e durante a tarde (das 16.00h até ao sol se pôr). Este horário é chamado de "Golden Hour".

maisagens

6) De cima

   Há muitas formas de fotografar num ponto alto, tirar fotos em cima de edifícios, pontos altos da cidade ou em monumentos históricos (que sejam altos) e apontar a câmara para baixo de modo a fotografar a cidade produz um efeito muito profissional.

maisagens

7) Fotografia de longa exposição

     Tirar fotografias de longa exposição permite-nos fazer verdadeiras obras de arte, para isso é obrigatório ter um tripé.
      Ressaltamos que deve utilizar filtros de densidade neutra de modo a não obter fotografias sobre expostas.

maisagens

8) Profundidade de Campo

   De modo simples, a profundidade de campo é a parte da imagem que está focada. Numa fotografia a uma paisagem quanto maior for a profundidade de campo, melhor. Para obter uma boa profundidade de campo deve utilizar a abertura (F) mais pequena possível que o seu dispositivo permitir, na fotografia profissional são utilizadas aberturas muito pequenas de F18 a F22!
   Para contornar a situação deve tentar focar o centro da fotografia ou até mesmo o "fundo" de modo a tentar obter uma grande profundidade de campo.

9) Utilize uma ISO baixa

   Quanto mais baixo for o ISO menos ruído a sua foto terá, no entanto ficará mais escura pelo que deve tentar obter um equilíbrio entre a ISO, Exposição e Abertura.

10) Utilize filtros para Lentes

   Na fotografia profissional é comum as cores terem um aspeto liso e "desgastado" ou seja ficam com cores irreais e baixos tons. Isto acontece porque está a tirar fotografias a grandes distâncias o que dificulta a máquina a realizar os balanços de cor.
   Uma dica interessante é utilizar filtros UV mas existem muitos mias!

maisagens

O que achou das nossas dicas? Conhece mais alguma? Inscreva-se no nosso grupo Tutomix @Fotografia no Facebook e partilhe as suas fotos!

   

Sem comentários