Android Oreo: Conheça as Novidades!

Na passada segunda feira a Google anunciou que a nova versão do Android irá ser o Android 8.0 apelidado de Android Oreo para além disso, a empresa divulgou alguns detalhes sobre as melhorias implementadas nessa versão do sistema. Contudo, não há nenhuma mudança visual muito significativa que já não estava presente nas versões preliminares, Betas e Developer Previews.
1. Inicialização mais rápida
Um dos pontos que a Google mais destaca para os usuários do Android Oreo é o tempo de inicialização. O sistema do Robot de fato tem uma tradição de levar mais tempo para iniciar do que seu principal concorrente, o IOS, na maioria dos dispositivos, mas isso está prestes a mudar. Segundo a criadora do Android, a nova versão será duas vezes mais rápido para iniciar e estar pronto para uso.
2. Limites para execução em segundo plano
Outra melhoria que deve contribuir com o desempenho do SO é a novidade nos limites de execução em segundo plano. Em essência, o sistema vai minimizar ainda mais a atividade de apps em segundo plano para economizar bateria e também redirecionar mais poder de processamento para apps que de fato estão em uso.

3. Autocomplete nativo
A Google já vinha testando o recurso de autocompletar logins dentro apps de forma nativa no Android, mas, agora, a função estará disponível para todas as aplicações e para todos os smartphones com Android 8.0 Oreo. Assim, quando trocar de smartphone, ou reinstalar uma aplicação, o sistema vai inserir a sua palavra passe e nome de utilizador automaticamente na primeira utilização.
4. Novo modo de multitarefa
O Android Nougat trouxe a multitarefa em tela dividida para o Android Puro no ano passado, mas, agora, a Google está liberando outra possibilidade: Picture-in-picture. Com isso, é possível minimizar um app para um dos cantos do display e utilizar outra ferramenta por traz normalmente. Isso é interessante especialmente para apps de vídeo ou mensageiros.

5. Pontos de notificação
Quem muda do iOS para o Android pode demorar a acustumar-se ao fato de, nativamente, o sistema do Android não mostrar nenhum contador de notificação em cima nos ícones no ecrã principal. A Samsung e outras marcas possuem algo similar nas suas interfaces, mas a Google está a implementar a funcionalidade nativamente no Android com a versão Oreo. Só que, diferente do que a Apple faz, a gigante das pesquisas vai colocar apenas um pontinho no ícone para não perturbar as pessoas. Se o utilizador quiser ver as notificações sem abrir o separador superior, ele pode fazer um toque longo no ícone e ver os detalhes.

6. Mais segurança
A Google está a embarcar por padrão no Android Oreo o seu novo programa de segurança chamado Google Play Protect, isso quer dizer que o Android fará a verificação diária de aplicações instaladas.
As aplicações que forem consideradas suspeitas serão analisados mais a fundo pela Google e, desses, os que forem identificados como malwares nocivos serão eliminados de todos os dispositivos Android Oreo. Fora isso, a Google também está a fechar o cerco à volta de apps instalados fora da Google Play. Agora os utilizadores terão que dar mais permissões para esses softwares funcionarem normalmente, diminuindo as hipóteses de aplicações maliciosas realizarem atividades no aparelho sem o dono perceber.

7. Mais bateria
Com os esforços para melhorar ao desempenho, a Google também espera que os smartphones com Android Oreo durem mais tempo longe das tomadas. Contudo, a companhia não deu uma estimativa exata de quanto tempo a mais.
8. Emojis
Todos os emojis do Android foram redesenhados no Android Oreo. Agora, aquelas carinhas estranhas em forma de bolha desapareceram, e a empresa está a seguir mais perto o que Apple e Microsoft fazem com seus emojis. Dessa forma, a aparência dos emojis ficará mais universalizada através dos sistemas operativos. Segundo a companhia, também foram incluídos 60 novos emojis.

9. Atualizações mais rápidas
O Project Treble, segundo a Google, é a maior mudança nas fundações do Android já feita. Basicamente, a empresa compartimentou vários segmentos do sistema operativo, tornando o código modular. Assim, quando as fabricantes forem trabalhar em atualizações, elas poderão mexer apenas no que é necessário e enviar as novidades mais rapidamente para seus clientes. No longo prazo, isso pode mudar o mercado de smartphones Android e tornar os celulares básicos mais duradouros.
10. Para desenvolvedores
Algumas melhorias do Android vão deixar os desenvolvedores mais felizes. As Apps agora não precisam de incluir pacotes de fontes personalizadas no APK. Agora, esses elementos poderão ser transferidos separadamente e, com
isso, diminuir o tamanho dos softwares na Google Play Store.
Além do mais, desenvolvedores poderão distribuir apps com ícones de formato perfeitamente quadrado e esperar que as interfaces das fabricantes padronizem os cortes no formato que quiserem. Assim, todos os ícones terão o mesmo padrão . Há ainda uma série de outras melhorias, como a categorização de notificações, popups de instruções nativas e integração com o sistema Mopria, que permitirá ao Android funcionar de fábrica com 97% das impressoras vendidas no mercado atualmente.
Há uma série de pequenas melhorias que você pode conferir através deste link.
Sem comentários