Novidades

Evite o desgaste da bateria do seu smartphone!

Muitos devem já estar a pensar que há forma de não viciar a bateria do smartphone, mas vamos começar por perceber que a bateria não vicia.
As baterias recentes (lítio por exemplo) não sofrem de efeito memória, estas baterias estão feitas para durar um número de ciclos de carga e descarga, este número anda a rondar os 800 ciclos de carga e descarga (nos smartphones), ou seja se a bateria for carregada uma ver por dia deverá durar entre 2 anos sendo que ao estar a atingir esse número de ciclos a bateria começa a perder capacidade.
Hoje vamos aprender a evitar a perda de capacidade da sua bateria.

Deixar o smartphone a carregar toda a noite


pplware_sem_energia01
Apesar das baterias terem um sistema que as faz parar de carregar quando chegam aos 100% de carga, as baterias de iões de lítio não precisam de ser totalmente carregadas. Aliás, nem é desejável fazê-lo.


Na verdade, segundo afirmam, é melhor não carregar totalmente, porque manter a bateria em alta tensão nos 100% (que é o que acontece na maioria das vezes quando colocamos os dispositivos a carregar) cria stress desnecessário.
Recomendamos que deixe a sua bateria carregar no máximo até aos 90 %.


Carregar o smartphone por USB


A corrente fornecida por uma porta USB não é estável, para além disso está a carregar a bateria com muito menos energia do que o recomendado.
Para além de estar a fazer mal à sua bateria, vai ter ainda um tempo de carga muito maior por isso recomendamos que apenas carregue a bateria na tomada e com o carregador do fabricante!

Deixar o smartphone em locais quentes


As baterias de lítio descarregam mais depressa quando estão expostas a elevadas temperaturas por isso não deve utilizar o seu smartphone enquanto carrega pois assim a sua bateria vai sofrer com o calor que ela emite enquanto carrega e com o calor produzido ao utilizar o smartphone.
Não deve também deixar a sua bateria em locais quentes ou seja ao sol por isso sempre que possível deixe o seu smartphone num local fresco!

Deve calibrar a sua bateria 1 vez por mês


Uma vez por mês deve calibrar a sua bateria fazendo uma descarga completa e deixando-a voltar a carregar novamente até aos 100%

Já experimentou as nossas dicas? Conhece mais alguma?

Sem comentários