Novidades

Saiba como se proteger do Wannacry, a maior ameaça informática até ao momento!



O Wannacry afetou milhares de computadores desde a passada sexta-feira (12 de Maio). O Wannacry foi estabilizado mas temos de estar alertas pois uma nova versão deste ransomware está para vir!



O que é o Wannacry?

O Wannacry é um ransomware que encripta os ficheiros do seu computador.
Inicialmente irá aparecer uma janela no seu computador a informar que foi infetado pelo ransomware e que terá de pagar para recuperar os seus ficheiros. O pagamento terá de ser feito em bitcoins, o preço para recuperar os dados começa a duplicar ao fim de três dias e apaga completamente os ficheiros ao fim de uma semana se o pagamento não for efetuado


Este ransomware espalha-se facilmente por uma rede pois a partir do momento em que entra na organização, começa a percorrer computadores vulneráveis. De acordo com a BBC, isto explica o seu impacto público - várias máquinas dentro das empresas estão comprometidas, permitindo um ataque em massa.

Faça as atualizações do seu Sistema Operativo

Já em Março a Microsoft lançou a atualização para corrigir a falha que permite a infeção deste ransomware, mas recentemente a Microsoft lançou ainda a atualização para o Windows Vista, XP e 2000 dado a alta gravidade da situação

Use um bom antivírus e mantenha-o atualizado

Neste caso um bom antivírus é muito importante, mas mais importante ainda é mantê-lo atualizado para poder evitar este ransomware.

Recomendamos que use o Windows Defender (Microsoft Security Essentials no Windows 7), o Kaspersky, o BitDefender em conjunto com o MalwareBytes

Tenha muito cuidado e previna-se

Diz o velho ditado que mais vale prevenir do que remediar por isso é essencial fazer backup de todos os dados do seu computador!

Deve ainda ter cuidado com o seu email ou seja não clicar em links suspeitos nem transeferir ficheiros desconhecidos

Sempre que possível desligue as máquinas que não estão a ser utilizadas pois caso alguma máquina da sua rede seja infetada as máquinas desligadas não serão afetadas

Prepare-se para a versão 2.0 do Wannacry!

Uma nova versão do Wannacry está a caminho e desta vez não vai ser fácil acabar com ele! 



Mas ainda há maneiras de ser infetado pelo ransomware original. Como? Caso você receba o ficheiro via phishing no email, por um torrent malicioso ou outros vetores, como um protocolo SMB.

Costin Raiu, diretor de pesquisa global do Kaspersky Labs, comentou que a própria equipa de procuradores encontrou novas versões do WannaCry prontas para sequestrar novas máquinas: "Eu posso confirmar que encontramos versões sem os domínios Kill Switch", alertou Raiu ao The Hackers News.
Acredita-se que o WannaCry 2.0 não foi criado pelos cibercriminosos originais, mas sim por hackers black hat que aproveitaram o exploit e desenvolveram novas maneiras de infetar computadores. Além disso, é esperado que o ransomware atualizado ainda infete milhares de máquinas
Com as novas ameaças por aí o especialista em cibersegurança Graham Cluley comentou que a mensagem, agora, é bem simples:
"Atualize o seu computador, aumente as suas defesas, execute um antivírus decente e — pelo amor de Deus — tenha um backup seguro".

Já se protegeu contra o Wannacry? Não se esqueça de fazer um Backup e guardá-lo num local seguro! 

Sem comentários